Topo

Bob Hoskins, de "Uma Cilada para Roger Rabbit", morre aos 71 anos

Do UOL, em São Paulo

30/04/2014 09h39Atualizada em 30/04/2014 13h24

Morreu nesta terça-feira (29) o ator Robert William Hoskins Jr., famoso por viver Eddie Valiant, em "Uma Cilada para Roger Rabbit" (1988) e Smee, em "Hook - A Volta do Capitão Gancho", de 1991. Bob, como era conhecido, estava internado em um hospital e teve complicações devido a uma pneumonia.  O britânico, que foi sucesso em Hollywood, anunciou sua aposentadoria em 2012, quando foi diagnosticado com mal de Parkinson. A informação foi confirmada pelo agente do ator, Clair Dobbs. 

Em comunicado, a mulher de Bob, Linda, disse que ela e os filhos do casal, Alex, Sarah, Rosa e Jack, estão arrasados com a notícia. "Bob morreu tranquilamente no hospital, ontem à noite, rodeado pela família, depois de um surto de pneumonia. Pedimos que respeitem nossa privacidade neste momento e agradecemos pelas mensagens de amor e apoio."

Com mais de 30 anos de carreira, o ator, um dos mais amados do Reino Unido, alcançou a fama primeiro na televisão, na minissérie musical "Pennies from Heaven", em 1978. Depois, foi para o cinema, onde interpretou o gângster que vira empresário em "Caçada na Noite" (1980).

Além de "Uma Cilada para Roger Rabbit" e " Hook - A Volta do Capitão Gancho", o ator ainda contracenou com Cher e Winona Ryder em "Minha Mãe é uma Sereia" (1990) e ainda deu vida ao personagem dos games Mario, em "Super Mario Bros.", de 1993. O personagem Luigi, irmão de Mario, ficou com John Leguizamo. Hookins também interpretou J. Edgar Hoover, em "Nixon" (1995). 

Bob chegou a ser indicado ao Oscar de melhor ator por sua atuação em "Mona Lisa" (1986), drama sobre crimes. Não levou a estatueta, mas foi vencedor do prêmio de melhor ator, em Cannes, pelo mesmo papel. Seu último trabalho nos cinemas foi em 2012, em "Branca de Neve e o Caçador", protagonizado por Kristen Stewart e Chris Hemsworth.

Veja trailer dublado de "Uma Cilada para Roger Rabbit"

"Uma Cilada para Roger Rabbit"

O filme, dirigido por Robert Zemeckis ("De Volta para o Futuro" e "Forrest Gump"), foi considerado revolucionário por misturar animação e atores de verdade. A produção ganhou três Oscars (montagem, efeitos sonoros e efeitos visuais).

Logo após o anúncio da aposentadoria do ator, o diretor Robert Zemeckis disse que a continuação de "Uma Cilada para Roger Rabbit" poderia acontecer mesmo sem Hoskins. Os roteiristas do longa de 1988 foram recontratados para escrever a continuação em novembro de 2009.

Ator britânico Bob Hoskins morre aos 71 anos