Topo

"Somos crianças com artrite", diz Stallone ao lançar "Os Mercenários 3"

Sylvester Stallone, Mel Gibson, Jason Statham e Harrison Ford chegam em um tanque de guerra - Reuters
Sylvester Stallone, Mel Gibson, Jason Statham e Harrison Ford chegam em um tanque de guerra Imagem: Reuters

Thiago Stivaletti

Do UOL, em Cannes (França)

18/05/2014 08h42

Os mercenários pararam Cannes na manhã deste domingo (18). A avenida da Croisette à beira-mar em frente ao hotel Carlton teve que ser bloqueada para que tanques desfilassem ao lado de um elenco maior que toda a competição do festival.

Sylvester Stallone (67 anos), Arnold Schwarzenegger (66), Harrison Ford (71), Mel Gibson (58), Wesley Snipes (51), Dolph Lundgren (56) e Antonio Banderas (53) atraíram tantos jornalistas para a entrevista coletiva de “Os Mercenários 3” que deram uma esvaziada na entrevista do faroeste “The Homesman”, com Tommy Lee Jones e Hillary Swank. Mas apenas dois minutos do terceiro filme foram mostrados à imprensa.

Como idealizador do projeto, Stallone comandou a festa, brincando com todos os colegas. “Somos crianças com artrite. Ficam dizendo que é tudo muito velho, muito anos 80, mas não é. Temos a energia de uma criança”, falou. “Só vamos parar de fazer nossos filmes de ação quando tentarmos levantar da cama e a bunda cair”.

Neste terceiro filme, o mercenário Barney (Stallone) e sua equipe têm que enfrentar Conrad Stonebanks (Mel Gibson), que anos atrás fundou o grupo com Barney e se tornou um impiedoso traficante de armas. Stallone explicou um pouco a ideia do terceiro filme.

“No primeiro, eu não sabia muito bem em que direção ir. Tinha muito violência e um pouco de comédia. No segundo, acho que fomos longe demais na comédia. Desta vez quisemos ficar um pouco mais dramáticos, e a comédia do filme é mais humana, não é só uma série de piadas. Espero ter acertado neste terceiro. É exatamente como nos casamentos”, brincou Sly de novo.

Stallone e Schwarzenegger não cansavam de fazer declarações de amor um ao outro e relembrar a competição entre eles nos filmes dos anos 80. “Eu costumava ligar pra ele e dizer: 'Eu matei 49 pessoas no último filme, Sly. E você? ‘78’, ele respondia. Mas esse cara foi uma das minhas grandes inspirações na carreira, mesmo que a gente tenha competido muito lá atrás”, disse Schwarzenegger.

Perguntado se ele poderia trocar de papel com Stallone neste último filme, Schwarzie aproveitou para provocar: “Somos muito diferentes. Eu não sou o cara que fez ‘Pare senão Mamãe Atira’”. “Você não teve um bebê num filme?! Por que não fica quieto então?”, retrucou Stallone.

Com uma barba enorme e desgrenhada, num visual estilo Tom Hanks em “O Náufrago”, Mel Gibson chegou com uma cara de quem (ainda) não anda muito normal. Ficava balbuciando coisas o tempo todo na mesa e testando o microfone sem parar.

Harrison Ford, o mais velho da turma (71 anos), falou pouco. “Eu tive pouco tempo de filmagem, mas foi muito divertido. O trabalho foi concentrado e muito ágil”, contou, antes de aumentar a ansiedade dos fãs sobre “Star Wars: Episódio VII”. “Ainda não começamos a filmar. O que eu sei é que J.J. Abrams (o diretor) já tem um elenco maravilhoso para trabalhar.” O elenco inclui a volta de Mark Hamill (Luke Skywalker) e Carrie Fisher (princesa Leia).

Stallone jurou que boa parte das cenas de “Mercenários 3” foi feita sem dublês. “Todo mundo se machuca num filme desses, mesmo quando se toma todas as precauções. Tentamos fazer como na época do Harrison em Indiana Jones, quando ainda não havia CGI(computação gráfica)”, disse.

Outro objetivo de Stallone e dos produtores é pegar uma classificação indicativa mais leve nos Estados Unidos para atingir um público mais jovem. Os dois primeiros Mercenários foram classificados como R (restrito, menores de 17 anos só entram acompanhados dos pais), e este terceiro foi formatado para conseguir um selo PG-13 (menores de 13 anos entram com os pais).

“A gente se inspirou na violência de filmes como ‘A Identidade Bourne’, que conseguiram essa classificação. Mas chegamos no limite, o filme é quase R”, explicou Stallone. A primeira versão do filme ficou com 4 horas. “E eu gostava dela!”, contou Sly. “Os Mercenários 3” estreia no dia 21 de agosto no Brasil.