Topo

Festival do Rio começa com cotados ao Oscar e nova safra do cinema nacional

Do UOL, em São Paulo

24/09/2014 06h15

A edição 2014 do Festival do Rio começa nesta quarta-feira (24) com a ausência de sua principal casa: o Cine Odeon, no centro do Rio, está em reforma e foi substituído pelo Cinépolis Lagoon, na Lagoa, para as sessões de gala. Um dos principais eventos do calendário nacional de cinema, o festival é conhecido tanto por exibir filmes que se destacaram em mostras internacionais ao longo do ano quanto por mostrar a nova safra da produção nacional.

A sessão de abertura reflete esta tendência. O festival vai exibir "O Sal da Terra", documentário sobre Sebastião Salgado, dirigido por Wim Wenders e pelo filho do fotógrafo, Juliano Salgado. O filme recebeu o prêmio especial do júri da mostra Um Certo Olhar no Festival de Cannes deste ano. No encerramento, marcado para 8 de outubro, outra produção unirá o brasileiro com o estrangeiro: "Trash - A Esperança Vem do Lixo", filmado no Rio, com direção de Stephen Daldry ("Billy Elliot", "As Horas", "O Leitor") e estrelado por Rooney Mara, Martin Sheen, Wagner Moura e Selton Mello.

Entre os destaques da programação internacional, estão títulos premiados em festivais e já cotados como possíveis candidatos ao Oscar 2015. Um dos mais comentados é "Boyhood - Da Infância à Juventude", de Richard Linklater, que conta a história do crescimento de um garoto, filmada ao longo de 12 anos. O filme levou o prêmio de melhor diretor no Festival de Berlim.

Outros destaques são "Mapa para as Estrelas", novo filme de David Cronenberg, que rendeu o prêmio de melhor atriz a Julianne Moore, em Cannes; "Whiplash - Em Busca da Perfeição", de Damien Chazelle, premiado em Sundance; "Carvão Negro", dirigido por Diao Yinan, que ficou com o Urso de Ouro e o prêmio de melhor ator em Berlim; "Corações Famintos", de Saverio Costanzo, que rendeu prêmios de melhor ator e atriz a Adam Driver (da série "Girls") e Alba Rohrwacher no Festival de Veneza; e "Garota Exemplar", novo filme de David Fincher ("A Rede Social"), estrelado pelo queridinho de Hollywood Ben Affleck.

Trailer legendado de "Boyhood: Da Infância à Juventude"

Já na programação nacional, os títulos concorrentes ao Troféu Redentor incluem longas que enfocam temáticas cotidianas, como relacionamentos ("Love Film Festival", com Leandra Leal e Nanda Costa) e o amadurecimento de jovens ("Casa Grande", de Fellipe Gamarano Barbosa; e "Ausência", de Chico Teixeira e com Irandhir Santos). Algumas histórias também têm como pano de fundo momentos históricos do país, como "O Outro Lado do Paraíso", de André Ristum, que se passa na Brasília do Golpe de 1964.

Fora da competição, o evento ainda exibe títulos aguardados: "Trinta", cinebiografia de Joãosinho Trinta estrelada por Matheus Nachtergaele, que terá única sessão de gala no Theatro Muncipal no dia 1º de outubro; e "Cássia", documentário de Paulo Henrique Fontenelle sobre a cantora Cássia Eller.

A programação deste ano também dedica uma mostra ao México, com títulos clássicos e recentes, além de uma retrospectiva de filmes mudos de Alfred Hitchcock com acompanhamento musical, e da exibição de cópias restauradas de "A Hard Day's Night: Os Reis do Iê Iê Iê", estrelado pelos Beatles, e de "O Massacre da Serra Elétrica".

Para esta edição do evento foi extinta a mostra Mundo Gay, mas os títulos de temática LGBT continuam presentes, espalhados pela programação, e agora concorrem ao prêmio Felix.

No total, a programação do Festival do Rio traz mais de 300 filmes de 69 países, exibidos em 15 mostras. Os pacotes de ingressos já estão à venda.

Trailer de "Trinta"