Topo

Documentário de Walter Salles é selecionado para o Festival de Berlim

Cena do documentário "Jia Zhangke, um Homem de Fenyang", de Walter Salles - Divulgação
Cena do documentário "Jia Zhangke, um Homem de Fenyang", de Walter Salles Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

20/01/2015 12h42

A organização do 65º Festival de Berlim anunciou nesta terça-feira (20) os documentários selecionados para a mostra Panorama, e entre eles está o novo filme do cineasta brasileiro Walter Salles, "Jia Zhangke, um Homem de Fenyang".

"Jia Zhangke" debruça-se sobro o trabalho do cineasta chinês conhecido por filmes como "Um Toque de Pecado" (2013) e "Em Busca da Vida" (2006). O documentário teve sua primeira exibição durante a Mostra de São Paulo, em outubro de 2014, com a presença de Salles e Zhangke.

Walter Salles - Tiziana Fabi/AFP Photo - Tiziana Fabi/AFP Photo
Walter Salles posa com o diretor chinês Jia Zhangke e a atriz Zhao Tao no tapete vermelho do Festival de Roma 2014
Imagem: Tiziana Fabi/AFP Photo

Em comunicado, a organização do festival descreveu diretor e personagem como "dois artistas extraordinários, ambos cineastas cujas carreiras começaram em Berlim", e afirmou que o documentário é um "retrato afetuoso" de Zhangke por Salles.

"O primeiro filme de Jia, 'Xiao Wu', estreou em Berlim no mesmo ano em que 'Central do Brasil' competiu no festival, 1998", lembrou Salles, em comunicado à imprensa. "Cada novo filme de Jia Zhangke reforçou a sensação de que ele se tornou o cineasta mais importante em atividade, aquele que melhor traduz o nosso tempo. É dessa percepção que surge 'Um homem de Fenyang'.  Estar de volta a Berlim com um documentário sobre o cineasta extraordinário que é Jia Zhangke é uma honra. É como se um círculo se fechasse".

Zhangke também comentou a seleção: “Foi através desse festival que nós dois tomamos conhecimento do trabalho um do outro e iniciamos nosso contato. Sou grato ao Walter por mostrar meu trabalho com a obra dele. E este documentário será exibido no local onde nos conhecemos – o Festival de Berlim, e isso é um marco na minha vida. Berlim foi meu ponto de partida . Este documentário conta às pessoas o que passou na minha cabeça enquanto vagueava pelo mundo do cinema”, afirmou o chinês.

O filme tem previsão de estrear no Brasil em abril.

A mostra Panorama faz parte da programação paralela do evento alemão e filmes inéditos na Europa, com prêmios escolhidos pelo público e pela crítica.

Além de "Jia Zhangke, um Homem de Fenyang", os longas de ficção "Ausência", de Chico Teixeira, "Que Horas Ela Volta?", de Anna Muylaert, e "Sangue Azul, de Lírio Ferreira, serão exibidos na Panorama. Outras duas produções nacionais também foram selecionadas para mostras do evento alemão: o longa "Beira-Mar" integra a sessão Forum, e o curta-metragem "Mar de Fogo" vai disputar o Urso de Ouro do formato.