Topo

Problema no câmbio pode ter causado acidente que matou ator de "Star Trek"

Anton Yelchin no Festival Tribeca, em 2015 - Frazer Harrison/Getty Images
Anton Yelchin no Festival Tribeca, em 2015 Imagem: Frazer Harrison/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/06/2016 12h23

Um problema no câmbio do Jeep Grand Cherokee que Anton Yelchin dirigia pode ter sido a causa do provável acidente que matou o ator de 27 anos. No começo de maio, a montadora convocou um recall de mais de 1 milhão de unidades pelo mundo para atualizar o modelo do câmbio automático, considerado confuso por muitos clientes. 

De acordo com a empresa, caso o condutor não posicione corretamente a alavanca na posição P ao estacionar e deixe de acionar o freio de estacionamento, existe a chance de o veículo se movimentar, trazendo risco de acidentes e consequentes danos físicos e materiais aos ocupantes e terceiros.

Segundo o site TMZ, o Chekov de "Star Trek" teria saído de casa um pouco antes das 23h e deixado carro para fechar o portão. O Jeep Grand Cherokee modelo 2015 do ator estava estacionado em um local inclinado.

Jeep Grand Cherokee - Wander Malagrine/Divulgação - Wander Malagrine/Divulgação
Câmbio do Jeep Grand Cherokee
Imagem: Wander Malagrine/Divulgação

Anton Yelchin foi encontrado por seus amigos por volta da 1h. Ele estava preso entre seu carro e uma caixa de correios de concreto, que estava presa ao portão de segurança. A causa oficial da morte foi asfixia traumática pulmonar.

Até agora a montadora não se posicionou oficialmente sobre o acidente. O modelo 2016 do mesmo carro já teve o câmbio atualizado para um modelo usado anteriormente, mas menos confuso.

Trajetória

O ator Anton Yelchin em cena da franquia "Star Trek" - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Nascido em Leningrado, antiga União Soviética e que hoje se chama São Petersburgo, Yelchin mudou para os Estados Unidos com seis meses de idade. Ele estreou aos 10 anos na televisão no seriado "ER - Plantão Médico". No ano seguinte, ele foi escalado para o filme "Lembranças de um Verão" (2001), com Anthony Hopkins.

Yelchin já estava na franquia de "Star Trek" desde 2009, quando fez "Star Trek" (2009), "Além da Escuridão: Star Trek" (2013) e "Stark Trek: Sem Fronteiras" (2016). Outros destaques de sua carreira são "A Hora do Espanto" (2011), "Loucamente Apaixonados" (2011), "Alpha Dog" (2006) e "O Exterminador do Futuro - A Salvação" (2009).

Entre seus próximos trabalhos estão a animação "Trollhunters", de Guillhermo del Toro, no qual ele daria voz ao protagonista Jim. Ele também estará em "Star Trek: Sem Fronteiras", que chega aos cinemas em 1º de setembro.