Topo

Rafinha diz que "Internet O Filme" será "Relatos Selvagens" brasileiro

Mariane Zendron

Do UOL, em São Paulo

07/10/2016 13h32

Enquanto aguarda para entrar no set de filmagens montado em um quarto de hotel em São Paulo, o rosto de Thaynara OG é sério. Quando não interage com a colega de cena, maquiadores ou preparadores, faz exercício de respiração na frente do espelho e repassa o texto em voz alta. Essa é uma versão bem diferente da celebridade que ficou famosa no SnapChat com seu sotaque do Maranhão e que anota suas vitórias em seu caderninho e tira sarro de sua irmã Ludmilla.

Thaynara protagoniza uma das sete histórias que compõem "Internet - O Filme", com estreia prevista para o primeiro semestre de 2017. "Fui dormir às 3h e às 9h eu já estava ensaiando. Estou aqui toda tímida e ansiosa, mas tivemos ajuda de preparadores e me sinto acolhida por ser esse ambiente de internet. Só preciso emprestar a naturalidade do SnapChat para a minha personagem, que é toda empolgadinha", disse, pegando o celular e anunciando aos seus mais de 600 mil seguidores: "Tô fazendo danadice". 

Todas as histórias de "Internet - O Filme" são protagonizadas por fenômenos das redes sociais. Além de Thaynara, o casting tem Felipe Castanhari (canal Nostalgia), Gusta Stockler (canal Me Gusta, namorado de Kéfera), Pathy dos Reis, Victor Meyniel (sucesso no aplicativo Vine), Mauro Nakada, além de participações de MC Catra, Palmirinha e PC Siqueira.

Autointitulado como "tiozão dessa turma toda", o comediante Rafinha Bastos assina o roteiro do longa-metragem, que tem direção de Filippo Capuzzi. "São histórias de dez a 15 minutos, que em algum momento se cruzam. Minha referência é 'Relatos Selvagens' [longa argentino indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro em 2015]", conta ele, fazendo uma pausa e rindo de sua própria comparação. "Falando assim parece muito arrogante, mas é só pelo formato da história e pelo fato de elas se cruzarem".

Para Rafinha, o filme se diferencia de outros com youtubers no elenco --uma nova tendência no cinema nacional-- por ser "com gente de internet sobre a internet". "O roteiro passa muito por essa coisa de buscar a fama na internet. É um filme que traz questionamentos", defende.

Em uma das cenas, as personagens de Thaynara e Gabi Lopes (atriz de "Malhação" e musa do Instagram) recebem muitos presentes no quarto do hotel onde estão hospedadas, uma situação bem conhecida pelos famosos da web. No filme, a personagem de Gabi fica famosa a contragosto, depois de ter um vídeo vazado pela amiga interpretada por Thaynara.

Felipe Castanhari viverá um youtuber que se deslumbra ao ser convidado para o primeiro evento de webcelebridades. "É um filme sobre fama, fãs, ego. É bem mais profundo do que aparenta ser", diz. Para ele, filme pode ajudar a tirar o preconceito em relação às pessoas que fazem sucesso na internet. "Porque é a galera da internet tentando explicar o que é esse universo. Existe um preconceito natural, mas cabe a nós [produtores de conteúdo na internet] tirar isso com o tempo. TV é mais respeitada pelo tempo que existe. A gente precisa provar que o que a gente faz é muito mais do que só falar besteira na câmera".

Para a produtora do filme, Renata Rezende, esses jovens ainda têm muito o que ensinar em termos de divulgação, que será feita pelos próprios --agora-- atores. "A gente está aprendendo muito com eles também e com esse público que quase não vê mais TV, quase não lê mais mídia impressa".

Conheça o elenco:

14.abr.2016 - Thaynara OG, sucesso no Snapchat, posa com a cachorra Jade Sinistra - Reprodução/Instagram  - Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Thaynara OG
Mídia: Snapchat
Idade: 24 anos
Visualizações: mais de 600 mil por snap
Assuntos que aborda: Sua vida: compromissos de trabalho, viagens, sua cachorra Jade sinistra, sua irmã Lud Luz Própria

Felipe Castanhari, 25 anos, youtuber criador do canal ?Nostalgia? - Reprodução/Forbes - Reprodução/Forbes
Imagem: Reprodução/Forbes

Felipe Castanhari
Mídia: Youtube (Canal Nostalgia)
Idade: 25 anos
Inscritos: mais de 7,7 milhões
Assuntos que aborda: Tudo o que pode causar nostalgia



 

Youtuber Gusta Stockler - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Gustavo Stockler
Mídia: Youtube (Canal No Me Gusta)
Idade: 28 anos
Inscritos: mais de 3,8 milhões de inscritos
Assuntos que aborda: Variedades



 

Julio Cocielo  - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Julio Cocielo 
Mídia: Youtube (Canal Canalha)
Idade: 23 anos
Inscritos: mais de 9,6 milhões de inscritos
Assustos que aborda: Variedades




 

Pathy dos Reis - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução
 

Pathy dos Reis
Mídia: Youtube (Canal Pathy dos Reis)
Inscritos: mas de 1,8 milhão 
Assuntos que aborda: Variedades