Topo

Ativista envia cópias de "A Entrevista" em balões à Coreia do Norte

Ju-min Park

08/04/2015 11h11

Um desertor norte-coreano que vive na Coreia do Sul lançou balões contendo milhares de cópias em DVD do filme "A Entrevista" para a Coreia do Norte, apesar dos protestos do país isolado e das ameaças de morte via e-mail.

A Coreia do Norte denunciou a comédia hollywoodiana, uma ficção sobre o plano para assassinar o líder do país, Kim Jong-un, como ato de guerra e ameaçou retaliação caso o filme fosse lançado. O longa inicialmente foi banido dos cinemas norte-americanos, mas posteriormente lançado em algumas salas e por vídeo sob demanda.

Lee Min-bok, desertor que deixou o Norte há 20 anos, disse que enviou cópias do filme em DVD, notas de dólar e folhetos contra o regime norte-coreano em bolsas amarradas a balões de hélio em quatro ocasiões, sendo a mais recente no sábado (4).

O envio de panfletos irritou Pyongyang, que nos últimos meses ameaçou sabotar as negociações entre as duas Coreias. Autoridades sul-coreanas pediram que ativistas evitassem lançar panfletos, mas disseram que não possuem bases legais para impedir.

Lee disse que recebeu um e-mail rastreado até um endereço em Shenyang, na China, que o alertava que sua cabeça seria "esmagada pela clava de ferro da justiça" e seus braços "arrancados em pedaços pela adaga do julgamento" caso continuasse os envios.

"Vou continuar enviando balões apesar de qualquer coisa", disse Lee à agência Reuters. O e-mail estava sendo investigado por autoridades sul-coreanas.

Redes de computadores da Sony Pictures, produtora do filme "A Entrevista", foram atacada por hackers no ano passado, em um ato que resultou em vazamento de filmes, dados de funcionários e e-mails internos.

Os Estados Unidos disseram que o ataque foi realizado pela Coreia do Norte - acusação que Pyongyang nega.