• Oscar 2014 71796

Minuto a minuto

E mais um Oscar chega ao fim

Gravidade é o grande vencedor com seis estatuetas, 12 Anos de Escravidão termina com o louro de melhor filme de 2013, Trapaça sai da festa como entrou: de bolsos vazios. Engraçado como as coisas acontecem . Há alguns meses o filme de David O. Russell estava pegando fogo, mas perdeu fôlego e não ganha o reconhecimento esperado. A festa, por outro lado, foi ágil, sem momentos mortos, engraçada e equilibrada. Elle DeGeneres começou devagar mas engatou uma segunda e conduziu a cerimônia com habilidade. O Oscar marcou a nova fase da carreira de Matthew McConaughey, que deixou em definitivo as comédias românticas para trás e agora escolhe seus papéis com cuidado e ótimo faro. Cate Blanchett segue como uma das atrizes mais versáteis do cinemão. Mas vai saber o que o futuro reserva para Jared Leto e, principalmente, Lupita Nyong'o. O Oscar é um prêmio espetacular, mas pode ter um peso negativo se o vencedor não tiver cuidado. E aplausos em pé para Alfonso Cuarón, um diretor excepcional que merece o reconhecimento dado pela Academia. É dele, e não de Steve McQueen, que podemos esperar obras memoráveis. Elle DeGeneres cantou a bola logo no início da festa, mesmo em tom de piada: "Ou 12 Anos vence o Oscar, ou vocês são todos racistas". Ganhou o filme "importante". Não o melhor. Obrigado pela audiência e nos vemos na próxima festa!

E o melhor filme é....

... 12 Anos de Escravidão. Esperado? Sim. Justo? Nem tanto. Pesar filmes é tarefa difícil. o trabalho de Steve McQueen é acadêmico, burocrático, mas no fim das contas é o "espírito do tempo" que conta. Gravidade é o filme mais espetacular de 2013, o que será lembrado pela história. 12 Anos de Escravidão pertence a este momento, mas o teste do tempo pode não ser tão generoso. Como outros vencedores que não estão a altura de ser um "Melhor Filme", como O Discurso do Rei, Shakespeare Apaixonado ou Quem Quer Ser Um Milionário?, 12 Anos de Escravidão abraça sua aura de "filme importante" e sai da festa cmo três Oscar - filme, roteiro adaptado e atriz coadjuvante. 

Matthew McConaughey é o melhor ator!

Clube de Compras Dallas está nos ombros de McConaughey, e seu trabalho como o caubói Ron Woodroof é assombroso. Não pela perda de peso, já vimos isso dezenas de vezes antes, de De Niro e Bale, a mudança física é impressionante, mas não faz uma performance. São os olhos, a expressão de um homem que muda completamente, de machista misógeno e homofóbico a uma pessoa preocupada com o próximo, com quem enfrenta o mesmo que ele - uma morte lenta causada pelo HIV em seu corpo -, mesmo que ele ganhe uma grana com a miséria alheia. Belo discurso, belo trabalho... Leo, fica para a próxima!

Melhor ator... Leo? Matthew? Bale?

Deve ser Matthew McConaughey. Mas seria incrível DiCaprio levar o seu!

Cate Blanchett leva seu segundo Oscar

Blue Jasmine é um filme só ok de Woody Allen, mas o trabalho de Cate Blanchett é o que o faz valer a pena. Linda, inteligente, articulada, ela sabe ganhar com elegância, reconhecer seus pares e fazer um discurso sempre memorável, agradecendo suas raízes no teatro e seus companheiros de palco na Austrália. Gwyneth Paltrow um dia vai entregar a ela aquele Oscar fatídico de 1999, que Cate merecia por Elizabeth.

Melhor atriz... Cate? Amy? Meryl?

É o ano de Cate Blanchett... Se todo o oba oba em torno de Woody Allen não atrapalhar as chances!

ENQUETE - E o Oscar vai para...

  • 22833
  • true
  • http://cinema.uol.com.br/enquetes/2014/03/02/qual-destes-candidatos-deve-levar-o-premio-de-melhor-filme-no-oscar-2014.js

Gravidade emplaca mais um!

Sétima estatueta para Gravidade, que é mais do que merecida para Alfonso Cuarón! A verdade é que o mexicano sempre fez um trabalho espetacular, em especial Filhos da Esperança, uma ficção científica distópica que pouca gente viu... Faça uma sessão dupla com Gravidade. Melhor ainda, coloque Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban e faça um trio Cuarón para alegrar sua vida! E ainda agradeceu aos brothers Alejandro Gonzáles Iñárritu e Guillermo Del Toro. Se Gravidade perder para 12 Anos de Escravidão a festa perde um pouco do brilho...

Cuarón vai voltar ao palco...

Se ele não ganhar por Gravidade, o mundo está errado...

Os textos seguiram o... script

John Ridley levou por 12 Anos de Escravidão e fez um discurso super "importante". Spike Jonze, que levou por Ela, está mais tranquilo, mesmo correndo contra o tempo. Merecido, Ela é uma pérola!

Hora dos roteiros...

Adaptado, seria lindo um Oscar para O Lobo de Wall Street.... Mas deve ser 12 Anos de Escravidão. Original: eu prefiro Nebraska, deve sair para Ela.

Ellen melhora com o tempo...

A transmissão começou chatinha, mas Ellen DeGeneres pegou ritmo e agora domina bem humor e espaço para a festa fluir. Bacana!

Frozen tem a melhor canção!

A animação Frozen leva, merecidamente, o Oscar de melhor canção por "Let It Go". Frozen, por sinal, é um feito incrível, uma animação que se conecta com tanta gente de maneira tão completa! E é o melhor discurso de agradecimento da noite! Ensaiadinho, merece prêmio também!

Gravidade já tem seis Oscar!

Steven Price leva a estatueta por Gravidade! Merecidíssimo, é a trilha mais empogante do ano passado, casamento perfeito com o filme mais incrível do ano passado! Tá meio na cara que Gravidade foi o melhor filme de 2013 pra mim, certo? Certo!

Melhor trilha...

Minha favorita é a trilha de Gravidade, por Steven Price. Funciona perfeitamente fora da narrativa. É dá frio na barriga...

E esta canção vai levar o Oscar...

Frozen, com "Let It Go", na voz de Idina Menzel. E o auditório aplaude em pé!

Eduardo Coutinho lembrado no Oscar

Bacana o gesto da Academia em incluir Eduardo Coutinho, documentarista brasileiro morto recentemente, em sua montagem In Memoriam. É um momento difícil para ser produzido, e foi feito com elegância. Não deu tempo de entrar Alain Resnais, morto sábado. Mas... Bette Midler cantando.... Não dá...

O Capitão América, Chris Evans, no palco!

Cinema para mim sempre foi sobre a jornada do herói. Ou do super-herói. A montagem tá bem bacana, com filmes pop que dificilmente não encontram espaço no Oscar. Essa montagem eu quero rever na internet depois!

Elektra e Smaug no palco...

Apresentando o Oscar de melhor desenho de produção. Eu gosto da sutileza de Ela e da reconstrução de 12 Anos de Escravidão e Trapaça. Mas a explosão visual de O Grande Gatsby confirmou o favoritismo. E, na real, Gatsby não vai muito além do visual...

E o placar marca....

... Gravidade, até agora, como campeão da noite! 5 estatuetas

Agora, montagem...

Eu particularmente acho os prêmios técnicos um barato, já que é quem faz a engrenagem funcionar. Gravidade leva a estatueta, e o trabalho de Alfonso Cuarón e Mark Sanger é excepcional em manter a narrativa fluida em um filme concentrado em uma atriz confinada em espaços pequenos. Filmaço! E deve ganhar melhor filme....

Bill, Amy, fotografia...

Eu sou fã de Roger Deakins, e seu trabalho em Os Suspeitos é brilhante. Mas Emmanuel Lubezki levou merecidamente por Gravidade. E belo gesto de Bill Murray lembrando seu colega Harold Ramis. Bill é o cara!

O povo fala!

A Camila Martins, aqui nos comentários, diz que as músicas do Oscar 2014 estão sem graça. Concordo, Camila, tá difícil pintar uma canção memorável. Ainda assim, Frozen deve levar o careca dourado.

Lupita Nyong'o leva o Oscar!

12 Anos de Escravidão não é nem de longe o melhor filme desse ano, mas o elenco tem grandes momentos. Em especial Lupita Nyong'o, que é extremamente talentosa como a escrava que desperta o desejo de Michael Fassbender. Ela também está em cartaz em Sem Escalas, com Liam Neeson... mas ela não faz muita coisa. Espera-se que ela não desapareça como tantas e tantas outras vencedoras na categoria. Discurso curto e emocionante. Fez bonito, moça!

Christoph Waltz no palco...

... para apresentar a melhor atriz coadjuvante. Minha favorita é Jennifer Lawrence, mas deve ir para Lupita Nyong'o... veremos...

Thor e Aeon Flux no palco...

Apresentando o Oscar para mixagem de som e edição de som. Outra barbada, não tinha como não dar Gravidade. Para marcar a diferença, a edição é a criação de sons para um filme; a mixagem é o volume de cada som integrado ao. É técnico, é necessário, agora vou fazer meu truque de cartas...

Pitt e U2. Ok...

U2 toca "Ordinary Love", de Mandela, filme que não será lançado em cinema no Brasil. O U2 tem sua segunda indicação ao Oscar - a primeira foi "The Hands That Built America", de Gangues de Nova York. Perdeu para Eminem. Vai perder de novo este ano. É triste, eu sei. U2 é incrível! A música, não.

Tyler Perry no palco...

... apresentando mais três indicados a melhor filme. Ela, Gravidade e Nebraska. Três filmaços. E você se perguntando, "quem é Tyler Perry? Você não está sozinho, já que no Brasil seus filmes mal são lançados em home video. Sim, "home video", eu sou antigo...

Melhor filme estrangeiro...

... é A Grande Beleza. Oscar para a itáila! É um filme belíssimo, embora não fosse o meu favorito (Alabama Monroe me pegou pela garganta...).

Mais Jolie...

"Depois de receber um Oscar das mãos de George Lucas, Angelina Jolie passou em Endor e adotou um ewok", por André Gordirro

Kevin Spacey no palco...

... me lembra que a segunda temporada de House of Cards está no ar! Ele fala sobre os prêmios honorários, que foram para Angela Lansbury, o designer Piero Tosi e o gigante Steve Martin, um dos artistas mais sensacionais e completos do planeta. E Angelina Jolie ganhou um prêmio humanitário - justíssimo, já que seu trabalho fora do cinema é notável.

Agora a coisa ficou séria...

TODOS os indicados a melhor documentário são incríveis! O Ato de Matar é uma paulada, The Square é outra... Mas é uma surpresa ver 20 Feet From Stardon, sobre cantores de apoio, levar. É um tema mais leve, talvez seja o que a festa precisa. Mas faça um favor a você e assista a Cutie and the Boxer, que é bem fofo!

Melhor curta...

... vai para Helium. Que você provavelmente nunca vai assistir se não for atrás. Fala a verdade, qual foi a última vez que você assistiu a um curta? Nem os nacionais a gente tem oportunidade, a não ser em festivais. Lição de casa: descobrir os curtas indicados ao Oscar - muitos estão online. É bom ver onde está o começo do talento. Já o documentário curta vencedor é The Lady in Number 6: Music Saved my Life. O favorito levou!

Oscar hipster!

Karen O canta "The Moon Song", de Ela. É uma música docinha, assim como o filme. Momento que o pessoal pode pegar refri na geladeira, checar a pipoca e tal. Mas a música é bacana. Quase uma Clarice Falcão. Mas não vai ganhar.

Agora, efeitos visuais...

E não era nem uma competição de verdade. Gravidade está anos luz além de todos os filmes de 2013. Ou da última década. É uma nova maneira de fazer filme, de criar ilusão de realidade. E é impressionante.

Homenagem aos heróis de verdade...

... imortalizados em filme. Belo clipe.

Sally Field no palco...

Tia May ainda tem um dos discursos mais bacanas da histórias: "Vocês me amam, vocês me amam de verdade!"

Frozen é a melhor animação!

Merecido, é um belo filme da Disney. Vidas ao Vento é... ousado demais. E ainda tá duro ouvir a Kim Novak falando. Ou tentando articular...

Agora, melhor animação...

O melhor: Vidas ao Vento. Quem ganha: Frozen.

Ainda chocado com Kim Novak...

... ela está parecendo uma animação que deu errado. Em 3D. Sem óculos.

Melhor curta em animação!

Mr. Hublot, que era a alternativa bacana!

Melhor animação curta...

... deve ir pra Disney...

Kim Novak, uau!

Com Matthew McConaughey em cena... Kim Novak esticou cada centímetro do rosto.... Chocado... Ela mal consegue falar!

Oscars até agora...

... um para O Grande Gatsby, dois para Clube de Compras Dallas.

Channing Tatum em cena...

... falando sobre os curtas universitários que ganharam um boost do Oscar.

Harrison Ford tá em cena!

Indiana Jones apresentando Trapaça, Clube de Compras Dallas e O Lobo de Wall Street... Han Solo só foi indicado ao Oscar uma vez, por A Testemunha.

Melhor maquiagem!

Clube de Compras Dallas! Maquiagem que, dizem, custou menos de 500 dólares...

Agora, maquiagem...

... que deve ir pra Clube de Compras Dallas.... Será?

Quem levou melhor figurino....

... foi para O Grande Gatsby! Terceiro Oscar pra Catherine Martin!

Melhor figurino!

Sam Jackson e Naomi Watts apresentam melhor figurino... Trapaça? 

Momento zzzZZZ...

A platéia no Oscar parece curtir Pharrell... ou eles são muito, muito bacanas.

Música do Oscar!

Kerry Washington apresenta "Happy", com Pharrell Williams, de Meu Malvado Favorito 2. Música chatinha....

Carrey apresenta os heróis da animação

Pixar, dragões, clássicos... tudo dentro do tema da festa desse ano, Heróis!

Jim Carrey no palco...

Sério, Carrey devia apresentar o Oscar pra sempre! Ah, ele não tá apresentando? Mundo injusto...

Jared Leto leva melhor ator coadjuvante!

Começamos bem, com Jared Leto levando o Oscar de ator coadjuvante por Clube de Compras Dallas. Começou bem!

Melhor diretor... quem leva?

Quem leva o Oscar de melhor diretor? Ok, deve ser a única barbada da noite: Alfonso Cuarón. Mas eu já errei antes...

Efeitos especiais em protesto!

Pelo segundo ano consecutivo um protesto dos artistas que trabalham em efeitos especiais em Hollywood toma as ruas de LA em dia de Oscar. Com os filmes dependendo mais e mais da magia digital (de O Lobo de Wall Street a Ninfomaníaca, retoques digitais invisíveis dão o tom), eles querem, claro, uma fatia maior do bolo - e o esforço para aumentar os impostos sobre os efeitos "importados" de empresas fora dos Estados Unidos.

Mais histórias do tapetão...

Eu nunca dei muita importância para as roupas no tapete vermelho.... A verdade é que nunca mais tivemos alguém com um vestido como o da Bjork anos e anos atrás. Alguém mais arrisca ir ao Oscar de ganso?

O melhor do ano!

Já votei na enquete no UOL. Melhor filme? 12 Anos de... opa, brincadeira. Pra mim o melhor é Gravidade. E eu ainda acho que vai levar!

Jennifer falls!

Jennifer Lawrence (minha favorita pra melhor atriz coadjuvante) caiu! De novo! No Oscar!

Histórias do tapetão...

Nada mais estranho do que acompanhar os astros e estrelas no tapete vermelho... é a humildade ensaiada. Love it!

Façam suas apostas!

Daqui a pouco começa o Oscar aqui no UOL, com comentários deste que vos fala... Já estão com as apostas prontas? Eu tenho as minhas...

Já vai começar

Olá, eu sou Roberto Sadovski e vou comentar a entrega do 86º Oscar nesta noite no UOL. A cerimônia começa logo mais, às 22h. 

UOL Cursos Online

Todos os cursos