UOL Entretenimento Cinema
 

Festival de Cannes 2010

Edições Anteriores

2008 2007 2006 2005
17/05/2010 - 11h04

Godard cancela entrevista coletiva no Festival de Cannes

THIAGO STIVALETTI
Colaboração para o UOL, de Cannes
  • Imagem do filme ''Film Socialisme'', de Jean-Luc Godard

    Imagem do filme ''Film Socialisme'', de Jean-Luc Godard

O cineasta francês Jean-Luc Godard cancelou em cima da hora a entrevista coletiva que daria hoje no Festival de Cannes. Seu novo longa-metragem “Filme Socialismo”, o primeiro que dirige em seis anos, está sendo exibido hoje na programação do festival, dentro da mostra Um Certain Regard (Um Certo Olhar).

Por meio da assessoria do filme, Godard já havia anunciado antes do início do festival que não daria entrevistas individuais ou em “junkets” (rodas com pequenos grupos de jornalistas). Nesta semana, uma entrevista sua foi publicada na revista francesa “Les Inrockuptibles”.

No material de divulgação de “Filme Socialismo” distribuído à imprensa, em torno de uma imagem com o aviso contra o abuso de direitos autorais do FBI exibida antes dos filmes nos DVDS comerciais, ele escreve: “quando a lei está errada, a justiça chega antes da lei” – no que pode ser lido como uma defesa da pirataria ou do download de filmes na internet. Ao mesmo tempo em que é exibido em Cannes, o novo filme pode ser visto entre hoje e amanhã na internet, no site francês FilmoTV (www.filmotv.fr/rub/98/evenement.html), a um custo de 7 euros. O filme estréia nos cinemas franceses nesta quarta-feira.

Ao fim do material, Godard faz um ping-pong às vezes indecifrável de ideias com seu entrevistador, em torno de debates atuais como o fim do cinema e a internet. Exemplos de perguntas e respostas:

Pergunta: cinema e filmes – a diferença?

Resposta: o mesmo, o cinema não vai ser necessariamente encontrado em filmes.

P: 3D?

R: muito rapidamente, a dimensão do tempo desapareceu e o espaço se achatou, cinemascope, 16:9

P: blogs e SMS?

R: num certo sentido, por trás desse pensamento jovem similar a uma minhoca, uma coisa importa a todos esses apaixonados Fênixes: sobreviver e encontrar nas profundezas do caos a chance de ressuscitar”

Em “Filme Socialismo”, artistas e pensadores se encontram em um navio em cruzeiro pelo Mediterrâneo, como a cantora americana Patti Smith, o filósofo Alain Badiou e o embaixador palestino Elias Sanbar, além de um agente duplo e um antigo criminoso de guerra.

Godard não apareceu em Cannes, mas o grande mito do cinema já plantou seus pensamentos sobre o futuro entre os fãs e admiradores.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo

    Hospedagem: UOL Host