UOL Entretenimento Cinema
 
27/04/2010 - 13h17

"Ivan Vanko é o outro lado de Tony Stark", diz Mickey Rourke sobre vilão de "Homem de Ferro 2"

RODRIGO SALEM
Colaboração para o UOL, de Los Angeles

Mickey Rourke no papel de Ivan Vanko, vulgo Chicote Negro, vilão de "Homem de Ferro2"

  • Mickey Rourke no papel de Ivan Vanko, vulgo Chicote Negro, vilão de Homem de Ferro2

    Mickey Rourke no papel de Ivan Vanko, vulgo Chicote Negro, vilão de "Homem de Ferro2"

Durante a coletiva de imprensa de "Homem de Ferro 2", o banner que servia de pano de fundo para a entrevista caiu repentinamente. Enquanto os assessores se desesperavam, temendo pelas próprias cabeças, o astro Robert Downey Jr. contava piadas. Em um determinado momento, o astro se levantou e tentou remontar a bandeira com a imagem do herói de armadura. A atitude basicamente reflete o sentimento em torno da sequência do sucesso de 2008, com quase 600 milhões de dólares arrecadados ao redor do mundo. Mesmo que exista um tropeço ou outro no longa, Downey Jr. garante a diversão no papel do fanfarrão milionário Tony Stark, a identidade nada secreta do Homem de Ferro.

"No primeiro filme, quis fazer uma versão mais bacana de mim mesmo, porque nos meus melhores dias eu nunca poderia amarrar os sapatos de Tony", conta Robert Downey Jr., já recuperado de sua façanha na coletiva e agora devidamente sentado para uma entrevista exclusiva para o UOL Cinema. "Na sequência, pude relaxar um pouco e trazer um mais aspectos meus ao personagem." Para isso, o astro chamou o amigo Justin Theroux, que escreveu "Trovão Tropical", e até arriscou uns passos de dança... bêbado e de armadura. "Partimos direto para a comédia, porque a pressão pelo sucesso é maior", confessa o ator.

"Fomos para a gaiola juntos", completa o diretor Jon Favreau. "Esperamos muito tempo para chegar neste patamar e não queríamos estragar tudo. Queríamos fazer um filme especial." Na cabeça de Favreau e Downey Jr., só havia uma maneira de superar a surpresa que foi o primeiro "Homem de Ferro". "Não queria repetir os erros de vários filmes de super-heróis", responde Favreau. "Então, apresentamos os personagens de Mickey e Scarlett logo no começo, seguindo a linha narrativa sem a obrigação de jogá-los na ação sem o menor sentido."

Rourke, então, entra na produção como o vilão Chicote Negro, apesar de o nome nunca ser pronunciado, enquanto Scarlett Johansson assume o papel da espiã Natasha Romanoff, personagem que seria de Emily Blunt - mas a atriz precisou cumprir um contrato anterior para estrelar "As Viagens de Gulliver", com Jack Black. "Eu precisava de alguém com ar realmente ameaçador para compensar o humor de Tony Stark e só existe uma pessoa capaz disso no cinema", diz Favreau sobre Rourke.

"Ivan Vanko é o outro lado da moeda de Stark. Seu pai trabalhou com o pai dele para desenvolver a tecnologia que um dia daria vida ao Homem de Ferro, mas enquanto Tony se transformou em um personalidade famosa, Ivan seguiu por outro caminho e foi preso", detalha Rourke, que treinou o sotaque russo por 4 meses, visitou uma prisão perto de Moscou e foi responsável por duas características marcantes do vilão: o passarinho sempre ao seu lado e o corpo cobertos de tatuagens. "Eu não faria o filme se não tivesse a ave", brinca o grandalhão. "Queria mostrar que ele não é um personagem bidimensional."

Quem também não desejava o mesmo para sua Viúva Negra era Scarlett Johansson. Apresentada no filme como a nova secretária de Stark, depois que Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) é alçada ao posto de presidente da empresa, a beldade tem um grande diferencial em relação aos quadrinhos: ela é uma fiel colaboradora da Shield, organização militar que toma conta das ameaças globais no universo do Marvel Studios – comandada, como sabemos, por Samuel L. Jackson no papel de Nick Fury.

Com o uniforme preto colado ao corpo, Johansson certamente atrairá a atenção dos fãs com as cenas de lutas e pode ganhar um spin-off em breve. "Vamos ver como eles vão reagir, mas estou dentro se quiserem fazer um filme dela", revela a atriz. "A possibilidade existe", resumiu misteriosamente o presidente de produção da Marvel Entertainment.

"Homem de Ferro 2" ainda traz uma novidade que não é tão novidade assim. No primeiro filme, o papel de James Rhodes, o guarda-costas de Tony Stark, foi responsabilidade de Terrence Howard (Crash), mas disputas de salário o tiraram da sequência. "Sou amigo dele e conversamos quando topei o trabalho, então, não há nenhuma rusga", garante Don Cheadle ("Hotel Ruanda"), que tem a oportunidade de usar uma armadura cinza e combater o próprio chefe quando o "Máquina de Combate" vira garoto propaganda de uma indústria rival, comandada por Justin Hammer (Sam Rockwell, de longe, a melhor coisa do filme), empresário que deseja se apoderar da tecnologia de Stark para uso militar.

No meio de toda essa encrenca, Tony Stark ainda descobre que o reator incrustado em seu peito está causando um envenenamento e o playboy perde o controle de sua vida, passando a beber mais e agir de forma caótica. "Cheguei mais magro depois de filmar 'Sherlock Holmes', mas não precisei me importar com meu físico, porque Stark está doente. De certa forma, o drama me deixou mais livre", fala Downey Jr..

O exagero de tramas e subtramas tem um efeito negativo em "Homem de Ferro 2". Não deixa o filme mais chato ou confuso, mas perde a simplicidade que o primeiro capítulo trouxe ao universo dos longas baseados em quadrinhos. Por outro lado, não há um 3D capenga como de "Fúria de Titãs" e "Alice no País das Maravilhas" e a ação cavalar ainda mantém a adrenalina em alta, principalmente nas cenas em Mônaco.

Stark volta ainda mais carismático e engraçado no papel de salvador da pátria. Os efeitos continuam impressionantes. E os fãs vão vibrar com as referências aos quadrinhos (o escudo do Capitão América serve de calço, há uma brincadeira com Thor e o projeto Vingadores, que unirá os heróis do estúdio, ganha mais espaço). Mas as subtramas acabam pouco explicadas. Não que isso sirva de gancho para um continuação. "Odeio finais abertos", admite Favreau. "O próximo capítulo é "Thor". Depois, "Capitão América". Só então o Homem de Ferro retorna para "Os Vingadores". Mas eu estarei de olho como produtor. Não vou deixar ninguém estragar minha criança."

Compartilhe:

    Compartilhe:

      Siga UOL Cinema

      Sites e Revistas

      Arquivo

      Hospedagem: UOL Host