Topo

Em "GoT", os penúltimos episódios são decisivos, e chegou a hora de mais um

Do UOL, em São Paulo

18/08/2017 04h00

"Game of Thrones" já estabeleceu uma tradição: os penúltimos episódios são decisivos para o andamento da próxima temporada e sempre trazem uma morte chocante ou uma sequência de guerra épica -- e são considerados pelos fãs alguns dos melhores da série. 

O sexto episódio da sétima temporada, que vai ao ar neste domingo (20), não é exceção. Vai trazer o "esquadrão suicida" liderado por Jon Snow em uma missão arriscada do lado de lá da Muralha, que envolverá muitos White Walkers e mortos-vivos.

Antes de ver o que vem por aí, relembre os grandes acontecimentos dos penúltimos episódios da série ao longo dessas sete temporadas:

  • Divulgação/HBO

    1 - Ned Stark é decapitado

    Honrado e nobre, Ned Stark era o grande herói de "Game of Thrones" em sua primeira temporada. E o nono episódio dela fez os fãs da série aprenderem de vez que, lá, ninguém está a salvo. Diante das filhas Sansa e Arya, Ned teve sua cabeça cortada a mando de Joffrey - o que deflagrou boa parte dos eventos que levaram aos infortúnios dos Starks ao longo da série.

  • Reprodução

    2 - A Batalha da Água Negra

    Foi o maior conflito armado de toda a Guerra dos Cinco Reis. Stannis Baratheon, que acreditava ser o herdeiro legítimo do Trono de Ferro após a morte do irmão Robert, avançou com seus navios e seus soldados sobre a Baía de Água Negra para investir contra Porto Real. Após um barco cheio de fogovivo explodir perto de seus navios e destruir o que era comandado por Davos, o combate foi para a terra. A defesa de Porto Real, organizada por Tyrion, sofreu, mas a batalha teve uma reviravolta quando o exército de Twyn Lannister e dos Tyrell chegou e expulsou as tropas invasoras.

  • Reprodução/Youtube

    3 - O casamento vermelho

    Mais um episódio recheado de mortes chocantes para a conta da série. Robb quebrou a promessa feita a Walder Frey, de se casar com uma das filhas do lorde, e se uniu a outra mulher, Talisa. O tio do jovem Stark, Edmure, se casou no lugar do sobrinho -- mas Frey não perdoou. Depois das festividades, aconteceu um verdadeiro banho de sangue, que culminou nas mortes de Robb, Talisa e Catelyn Stark. Nem o lobo Vento Cinzento foi poupado.

  • Reprodução

    4 - A Batalha do Castelo Negro

    A maior sequência de ação da quarta temporada foi a batalha entre a Patrulha da Noite e os selvagens, que conseguiram invadir o Castelo Negro. O confronto, sangrento, envolveu gigantes, mamutes e até uma arma supresa escondida na Muralha, mas foi marcado também pela emoção. Ygritte morreu nos braços de Jon, que ainda perdeu os amigos Pyp e Grenn. A muito custo, os soldados da Patrulha conseguiram vencer.

  • Reprodução/HBO

    5 - A morte de Shireen

    A crueldade em "Game of Thrones" não tem limites -- e não poupou nem a pequena Shireen. A filha de Stannis foi queimada viva, com o aval dos pais, em um sacrifício feito por Melisandre para tentar garantir a vitória dele na batalha contra Ramsay Bolton (que ele perdeu no fim da temporada, vale lembrar). O episódio ainda contou com o grande massacre promovido pelos Filhos da Harpia em Meereen, do qual Daenerys, Tyrion e companhia escaparam por conta da chegada do dragão Drogon.

  • Divulgação

    6- A Batalha dos Bastardos

    A sexta temporada teve uma das batalhas mais épicas da série: a que opôs os exércitos de Jon Snow e Ramsay Bolton. O confronto, um dos melhores já vistos na TV, foi cheio de tensão e acabou com uma vitória milagrosa para Snow, salvo pela decisão de Sansa de convocar os cavaleiros do Vale para ajudá-lo. Em um momento catártico, o vilão foi morto pela Stark, que o deixou para ser devorado por seus cachorros.