Em "Alexandra", o horror da guerra é apresentado sob a perspectiva de Alexandra Nikolaevna (Galina Vishnevskaya). Após sete anos sem ver o neto, ela viaja para uma base militar russa na Chechênia para reencontrá-lo.
Alexandra não encontra apenas o seu neto querido, ela se depara com um universo de tristeza, abandono e dor. Jovens soldados desamparados e cercados por destruição. É a visão feminina de um triste universo masculino.
O filme "Alexandra" mostra a visão de uma avó no "front" checheno. A personagem-título é vivida por Galina Vishevskaya |
ASSISTA AO TRAILER DO FILME |
O diretor russo Alexander Sokurov optou por mostrar um lado da guerra que vai além das áreas de combate. Não são necessárias cenas de lutas. O olhar perdido e carente dos soldados é suficiente para provar como um conflito deixa seqüelas permanentes, não importa quem ataca e quem é agredido. Todos saem perdendo.
Outro ponto importante é a saída de Alexandra da base para ir ao comércio de uma vila próxima, onde faz amizade com uma vendedora local. A visita ao mundo exterior apresenta outro ponto de vista. Ela encontra mais tristeza e medo, mas dessa vez no povo, a maioria de mulheres. Outros sentimentos podem ser identificados, como esperança e força de vontade de continuar a viver, mesmo quando suas casas e vidas são cada vez mais destruídas.
No filme, prevalece o escuro, tudo parece cinza, o que ajuda a manter a sensação do caos produzido por uma guerra. Destaque para a atuação de Galina Vishnevskaya, que faz um trabalho excelente.