Topo

Alemanha nega asilo a cigano bósnio, melhor ator do Festival de Berlim

O ator bósnio Nazif Mujic beija seu Urso de Prata de melhor ator pelo filme "An Episode in the Life of an Iron Picker" - Ronny Hartmann/EFE/EPA
O ator bósnio Nazif Mujic beija seu Urso de Prata de melhor ator pelo filme "An Episode in the Life of an Iron Picker" Imagem: Ronny Hartmann/EFE/EPA

De Berlim (Alemanha)

23/01/2014 15h38

A Alemanha negou asilo para o cigano bósnio Nazif Mujic, Urso de Prata de melhor ator do Festival de Berlim 2013 e que se encontra em um abrigo de refugiados à espera de sua expulsão.

"Estou disposto a devolver o Urso de Prata se não autorizarem que fiquemos aqui", declarou Mujic, de 42 anos, ao jornal Tagesspiegel, referindo-se a ele, sua esposa e seus três filhos.

Mujic levou o Urso de Prata de melhor ator na 63ª Berlinale por sua atuação no filme "An Episode in the Life of an Iron Picker", de Danis Tanovic.

Mujic, que jamais havia atuado em um filme, reconstrói no longa a dramática história que ele e sua esposa grávida e gravemente doente viveram ao serem rejeitados em vários hospitais por não terem seguro social.

Indagado sobre a situação de Mujic, Dieter Kosslick, diretor da Berlinale, afirmou que o festival quer "ajudá-lo na medida de suas possibilidades".