Topo

Indicada, Marion Cotillard diz que sonhava em levar filme belga ao Oscar

Marion Cotillard em cena de "Dois Dias, uma Noite", de Luc e Jean-Pierre Dardenne - Divulgação
Marion Cotillard em cena de "Dois Dias, uma Noite", de Luc e Jean-Pierre Dardenne Imagem: Divulgação

De Los Angeles (EUA)

16/01/2015 10h07

A francesa Marion Cotillard obteve nesta quinta-feira (15) sua segunda indicação ao Oscar de melhor atriz, após conquistar a estatueta em 2008 por seu papel de Edith Piaf em "Piaf - Um Hino ao Amor".

Concorrendo este ano por sua atuação em "Dois Dias, uma Noite", dos diretores belgas Luc e Jean-Pierre Dardenne, a atriz parisiense disse à AFP que sonhava em levar o filme ao Oscar.

AFP - Esta é sua segunda indicação ao Oscar graças a um filme de língua não inglesa. É algo histórico?
Marion Cotillard -
É difícil de acreditar, porque não esperava isto, mas sonhava em levar o filme dos Dardenne ao Oscar. Fiquei triste porque o filme não foi selecionado para representar a Bélgica (na categoria de filmes estrangeiros). Perdi minhas esperanças, mas isto lhe dará visibilidade.

Como você explica seu sucesso em Hollywood?
Eu fiquei surpresa. Estou muito agradecida por ter a oportunidade de explorar mais as culturas à margem da minha. Descobri a cultura americana com um dos primeiros filmes que fiz (nos Estados Unidos), dirigido por Michael Mann ("Inimigos Públicos", 2009). Meu sonho como atriz era chegar lá, mas também preciso estar em meu país. Passo muito tempo fora durante as filmagens e quando volto à França gosto de reencontrar meus pontos de referência.

O que têm estes diretores, em particular, para conseguir que seu personagem impressione a Academia de Hollywood?
Eles fazem um tipo de cinema que não vemos todos os dias. A protagonista me revolveu totalmente, foi maravilhoso. Com eles, vivi uma das melhores experiências que já tive em um filme. A relação dos irmãos é muito profunda, tão bonita e intensa que a aventura se tornou muito particular.

Você já trabalhou com alguns dos melhores desta indústria, como Woody Allen, Christopher Nolan, Rob Marshall e James Gray. Tem algum novo desafio pela frente?
Hoje em dia gosto muito de fazer comédia. Represento mulheres maravilhosas, com as quais sempre acontece algo, mas gostaria de experimentar um gênero ao qual não estou acostumado. Gosto de arriscar. Admiro muito a carreira destes atores que são capazes de pular de um gênero para outro, encontrar a diferença de ritmos em comédias dramáticas ou simplesmente comédias.

Trailer de "Dois Dias, uma Noite"