Topo

Família de Anton Yelchin processa Fiat Chrysler por morte do ator

19.jun.2016 - O ator Anton Yelchin em cena da franquia "Star Trek" - Reprodução
19.jun.2016 - O ator Anton Yelchin em cena da franquia "Star Trek" Imagem: Reprodução

Los Angeles

03/08/2016 03h57

A família de Anton Yelchin, conhecido por interpretar o personagem Chekov na última versão para cinema da saga Star Trek, apresentou nesta terça-feira (2) uma ação judicial contra a fabricante americana de automóveis Fiat Chrysler pela morte do ator russo, que foi esmagado em junho por seu carro na entrada da sua garagem.

Os pais de Yelchin, que tinha 27 anos, responsabilizam o fabricante do jipe Grand Cherokee pela morte do jovem, alegando que a caixa de câmbio do veículo era defeituosa, e pedem a realização de um julgamento e uma indenização cujo valor não foi revelado.

Yelchin morreu em 19 de junho, ao ser esmagado contra uma pilastra da caixa de correios feita de tijolos na sua casa em Los Angeles, na Califórnia, pelo seu carro, que havia recuado na entrada íngreme da garagem.

Victor Yelchin e sua esposa Irina afirmam que o jipe e seu sistema de transmissão "possuíam um ou mais defeitos de design, fabricação ou outros que eram conhecidos, ou deveriam ser conhecidos", de acordo com a ação judicial à que a AFP teve acesso.

"É errado, é contra a natureza quando os pais enterram seu próprio filho", disse Victor em uma conferência de imprensa para anunciar o processo de morte por negligência, apresentado no Tribunal Superior de Los Angeles.

Em abril, a Fiat Chrysler anunciou um recall do 4x4 Jeep Grand Cherokee 2015, o carro de Yelchin, e de outros modelos, após o regulador americano de segurança de automóveis afirmar que 117 colisões e 28 lesões estavam ligadas a um problema com a caixa de câmbios dos veículos, que fazia com que estes se movessem mesmo quando estavam estacionados e travados.

A Fiat Chrysler reagiu ao anúncio do processo com um comunicado no qual reiterou suas condolências à família do ator pela "trágica perda", mas voltou a afirmar que é "prematuro" especular sobre a causa da morte do ator.