Presidente da Turquia é chamado de ditador em protesto em Veneza
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, foi alvo de um protesto nesta sexta-feira (9) durante a 73ª edição do Festival de Cinema de Veneza.
O elenco do documentário "Our War" desfilou no tapete vermelho segurando cartazes com a inscrição "Erdogan terrorista, com Kobane até a vitória" e com o emblema amarelo do grupo curdo Unidade de proteção Popular (YPG).
O longa de Benedetta Argentieri, Bruno Chiaravalloti e Claudio Jampaglia traz um olhar aprofundado sobre três jovens ocidentais que se uniram à resistência curda no norte da Síria.
Os protagonistas do filme junto com Eugenio Finardi, compositor da principal música do documentário, realizaram a manifestação contra o regime turco após o governo autorizar uma série de ataques contra o grupo curdo.
Em agosto, Ancara iniciou um forte ataque na fronteira com a Síria, que tinha como intuito —além de declarar a cidade de Jarablus "livre" do grupo Estado Islâmico— atacar o grupo YPG, o braço-armado do Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK), que poderia aproveitar a expulsão dos jihadistas para transformar a região em uma área de maior autonomia curda.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.