Topo

Festival de Berlim tem expectativa sem escândalos na estreia de "50 tons"

Noelia López

De Berlim, Alemanha

11/02/2015 22h13

Às vésperas de que os cinemas de todo o mundo exibam o filme, o Festival de Berlim viveu nesta quarta-feira com expectativa, mas sem grandes escândalos, a estreia internacional de "50 tons de cinza", um coquetel de romantismo e uma pitada de sexo que já bateu recordes de vendas de ingressos graças à legião de fãs da trilogia de E.L. James.

O filme é anunciado há meses praticamente apenas nas redes sociais e o Festival de Berlim, que o incluiu em sua seção especial, fora de competição, nem programou uma entrevista coletiva com os protagonistas, Jamie Dornan e Dakota Johnson, que estão na capital alemã para desfilar em um tapete tão vermelho quanto à cor do "Quarto da Dor".

 

Antes da exibição, os jornalistas credenciados para a cobertura do festival se mostraram divididos perante um filme considerado por uns uma produção romântica de Hollywood e por outros um filme erótico.

A muitos surpreendeu os poucos 11 minutos - cronometrados por vários críticos - de cenas de sexo e da suavidade de muitas imagens, que, dado o alarde feito em torno do filme, levava a acreditar que seriam mais dignas das cenas descritas no livro.

A diretora Sam Taylor optou por contar de forma relativamente clássica e comportada uma história de desejo latente e amor complicado pelo abismo que separa os protagonistas, evitando planos revolucionários, polêmicos ou excessivamente explícitos.

Muitas cenas que conquistaram milhões de leitores se transformam em palavras amenizadas ao invés de imagens em um filme de duas horas e cinco minutos e em que a primeira cena de sexo aparece já com um minuto e quarenta segundos de exibição.

Com 100 milhões de exemplares vendidos no mundo todo, 5,5 milhões deles em português, e traduzida a mais de 40 idiomas, a trilogia de E.L. James abriu um caminho de sucesso e praticamente reinventou o gênero.



A uma semana de sua estreia, a versão para o cinema de "50 tons de cinza" já tinha vendido 2,75 milhões de ingressos em 39 países, de acordo com a distribuidora.

No Brasil, a produção estará em cartaz em mais de 300 cinemas. Alguns locais chegarão a ter até 19 sessões em um mesmo dia.

Dakota Johnson, filha de Don Johnson e Melanie Griffith, assume com 25 anos e sem complexos o papel de Anastasia Steele, a ingênua estudante que se vê arrastada pelo atraente jovem milionário Christian Grey, interpretado pelo norte-irlandês Jamie Dornan.

O ex-modelo, que exibe na telona o corpo que o tornou imagem de marcas como Calvin Klein, mas não aparece em nu frontal, conquistou o papel depois da desistência de Charlie Hunnam, um dos incidentes que pontuou a pré-produção do filme programado inicialmente para estrear há sete meses.

A expectativa no Festival Internacional de Cinema de Berlim era tanta que a organização teve que anunciar um passe extra para a imprensa perante a avalanche de jornalistas que se interessaram, esquecendo-se hoje, por algum tempo, dos filmes da mostra competitiva.

Desde começo da manhã e com Dornan como alvo principal, fãs da saga já estavam ao lado do tapete vermelho dando uma amostra do frisson que causa e que, goste ou não, tende a ser uma das estreias mais badaladas da temporada.