Topo

Com "Lincoln", Daniel Day-Lewis ganha terceiro Oscar da carreira

Daniel Day-Lewis ganha seu terceiro Oscar com sua performance em "Lincoln" - Getty Images
Daniel Day-Lewis ganha seu terceiro Oscar com sua performance em "Lincoln" Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

25/02/2013 01h48

Daniel Day-Lewis ganhou o prêmio de melhor ator por "Lincoln"durante a cerimônia de entrega dos Oscar, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na madrugada desta segunda (25). É o terceiro prêmio da Academia que o ator recebe. O primeiro foi por "O Meu Pé Esquerdo" e o segundo pela interpretação de Daniel Plainview, alma de "Sangue Negro", de Paul Thomas Anderson.

O desempenho de Day Lewis como Abraham Lincoln em "Lincoln", de Steven Spielberg, aborda na medida certa as qualidade do personagem: o humor simples, a contemplação mal-humorada, o gênio da retórica - e o baseia numa riqueza de particularidades. Talvez o verdadeiro Lincoln não tenha sido esse, mas o ator convence como um homem real e não apenas como um ícone estático.

O ator se emocionou ao subir ao palco. Abraçou Meryl Streep, que apresentou os indicados, e fez um discurso agradecendo Steven Spielberg, e sua mulher.

O drama presidencial de época da Guerra Civil norte-americana recebeu 12 indicações ao Oscar.

O roteiro de Tony Kushner ("Angels in America", "Munique"), baseado parcialmente em livro da historiadora Doris Kearns Goodwin, focaliza o dramático ano de 1865, quando o exaurimento do sul dos Estados Unidos prenunciava o fim da Guerra de Secessão.

Ao mesmo tempo, começava um embate dentro do Congresso dos Estados Unidos pela aprovação da de uma emenda à Constituição que definiria a libertação dos escravos, assunto que também estava por trás da guerra, já que a economia sulista baseava-se na agricultura dependente dessa mão-de-obra.

Reeleito para um segundo mandato, o republicano Abraham Lincoln (Daniel Day-Lewis) luta nas duas frentes. Ele quer terminar a guerra, que tantas vidas já custou, e acabar com a escravidão.

Brincando com os dois passaportes que tem (um irlandês e outro britânico), Daniel disse, já nos bastidores, que vai comemorar o prêmio no “estilo Los Angeles”. Ele ainda afirmou que só vai pensar em outro projeto após “deitar por um par de anos”. 

Os atores Bradley Cooper (O Lado Bom da Vida), Hugh Jackman (Os Miseráveis), Joaquin Phoenix (O Mestre) e Denzel Washington (O Voo) também concorriam ao prêmio nesta categoria.