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Disney planeja um filme da franquia "Star Wars" por ano

Do UOL, em São Paulo

17/04/2013 16h44

Nesta quarta (17), a Disney anunciou durante a CinemaCon em Las Vegas, evento dedicado a donos de cinemas nos EUA, a intenção de lançar um filme da franquia "Star Wars" a cada ano. A informação foi confirmada por sites como o Collider e o Variety.

Os novos filmes da série começarão a ser lançados a partir de 2015 com o "Episódio 7". Segundo o site Varierty, a previsão é de que o lançamento do sétimo episódio ocorra no verão norte-americano (inverno no hemisfério sul).

Haverá uma alternância entre episódios ligados aos longas antigos e filmes "autônomos", com tramas que se encerram em si mesmas. Os episódios 8 e 9 têm previsão para lançamento em 2017 e 2019, respectivamente. Os anos pares receberão os longas desligados da trama principal.

Em dezembro de 2012, a Walt Disney Co. comprou a produtora de George Lucas, a LucasFilm, pelo valor de US$ 4 bilhões, dois meses depois de anunciar seu plano. O anúncio da aquisição foi feito em outubro por meio de um comunicado oficial, em que também foi confirmada a produção dos episódios 7, 8 e 9.

Segundo o site, o diretor J.J. Abrams está ocupado preparando o "Episódio 7" e também às voltas com a produção de "Star Trek: Além da Escuridão". O "Episódio 7" provavelmente contará com atores do elenco original como Mark Hamill (Luke Skywalker), Carrie Fisher (Princesa Léa) e Harrison Ford (Han Solo). O roteiro ficará por conta de Michael Arndt, de "Toy Story 3".

Os primeiros seis longas da franquia construída por George Lucas faturaram U$ 4,4 bilhões com bilheterias em todo o mundo. O montante é ainda maior se forem levados em conta produtos ligados à série que foram lançados para plataformas como televisão, videogames e até parques temáticos.

Mesmo com a previsão inicial anunciada no CinemaCon, é possível que a estreia da produção sofra alteração.

Segundo a Variety, os seis primeiros filmes da franquia dirigidos por George Lucas alcançaram a cifra de US$ 4,4 bilhões pelo mundo, além da renda vinda de programas de TV, videogames e merchandise.