Filmes e séries

Premiado na Espanha, diretor prepara thriller sobre novos ricos da Barra

Reprodução/EFE
Fernando Coimbra recebeu o prêmio Horizontes no Festival de San Sebastián Imagem: Reprodução/EFE

Gabriel Mestieri

Do UOL, em São Paulo

O cineasta brasileiro Fernando Coimbra, cujo primeiro longa de ficção, "O Lobo Atrás da Porta", ganhou o prêmio Horizontes no Festival de San Sebastián, na Espanha, se prepara para filmar um novo thriller, dessa vez com foco nos novos ricos da Barra da Tijuca. "É um thriller psicológico. Uma espécie de Lady Macbeth na Barra da Tijuca, envolvendo o universo do jogo do bicho", afirmou o cineasta ao UOL sobre o novo projeto, intitulado "Os Enforcados".

Enquanto "O Lobo", que também tem elementos de suspense, se passa na periferia do Rio, com o novo projeto o diretor "vai virar a câmera para o outro lado". "Acho a Barra da Tijuca um lugar antropologicamente interessantíssimo. São os novos ricos. E acho que um lugar ainda muito pouco explorado no nosso cinema", diz.

A ideia para "Enforcados" surgiu durante a montagem de "Lobo". "Acho que veio da vontade de continuar trabalhando com esse lado da tensão que o thriller pede", diz.

Para Coimbra, que diz ainda ser muito cedo para se falar no elenco do longa, a classe rica brasileira é pouco retratada. Para ele, há no cinema nacional "uma ideia de que filmes com questões sociais têm que tratar das classes mais pobres". "Isso vem de uma necessidade de dar voz àqueles mais desfavorecidos. Mas sempre tivemos mais o olhar dos mais ricos sobre os mais pobres", diz.

De acordo com o cineasta, "existe um ranço, um receio de se falar dos mais ricos, como se isso fosse errado, superficial". "E quando vemos um lugar como a Barra da Tijuca no cinema ou TV, geralmente são em comédias que apenas trabalham com o estereótipo, com um certo olhar preconceituoso e escrachado. Dificilmente se olha para eles com o mesmo olhar apurado que para os das classes mais baixas", completa.

  • Cena de "O Lobo Atrás da Porta", de Fernando Coimbra

Coimbra afirma que ainda vai desenvolver o roteiro de "Enforcados", mas que a princípio "me vem muito a cabeça os filmes dos irmãos Coen, onde geralmente alguém comete um crime, achando que vai se dar bem, mas deixa tantas pistas, comete tantos erros, que acaba se vendo envolvido numa situação tão absurda que acaba sendo inevitavelmente cômica". "É um humor que está inerente à situação", diz.

Além de ter ganhado o prêmio com "O Lobo", Coimbra foi citado pela revista americana especializada "Variety" como "um dos novos diretores latino-americanos sobre os quais mais se falou em San Sebastián".

Em entrevista ao UOL após ter recebido o prêmio, o diretor se disse "em êxtase". "Isso representa muito para o filme e para o cinema brasileiro, que tanto se sente diminuído e inferior ao cinema argentino e mexicano", afirmou.

"O Lobo Atrás da Porta" foi exibido no Festival do Rio e estará na Mostra de São Paulo, realizada entre 18 e 31 de outubro.

$!$render-component.split('/')[$math.sub($render-component.split('/').size(), 1)]

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
redetv
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
do UOL
UOL Jogos
Reuters
do UOL
EFE
do UOL
do UOL
AFP
Reuters
do UOL
Reuters
do UOL
Da Redação
do UOL
do UOL
do UOL
EFE
do UOL
Roberto Sadovski
Blog do Matias
do UOL
AFP
Colunas - Flavio Ricco
Colunas - Flavio Ricco
Roberto Sadovski
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
EFE
Colunas - Flavio Ricco
UOL Cinema - Imagens
do UOL
do UOL
do UOL
do UOL
AFP
do UOL
do UOL
UOL Entretenimento
do UOL
Topo