Topo

"Era como um zumbi", diz Michael Bay sobre homem que o atacou em filmagem

Do UOL, em São Paulo*

17/10/2013 17h51

O diretor Michael Bay comentou em seu site o ataque do qual foi vítima durante as filmagens de "Transformers 4" em Hong Kong nesta quinta-feira (17).

"Ele caminhou diretamente em minha direção e tentou bater no meu rosto, mas me agachei, atirei o aparelho de ar condicionado no chão e o empurrei. Foi então quando os segurança se atiraram sobre ele. Foram necessários sete tipos grandes para segurá-los. Era como um zumbi do filme de Brad Pitt 'Guerra Mundial Z'", disse Bay.

Na versão do diretor, no total foram produzidas quatro detenções. "Depois, tivemos um grande dia de filmagem em Hong Kong".

O cineasta afirmou que "uns tipos drogados" incomodaram durante horas o pessoal que trabalha no filme com a intenção de extorqui-los.

Segundo Bay, se trata de comerciantes que têm seus negócios perto do lugar de rodagem, na zona de Quarry Bay, e que pretendiam cobrar quatro vezes mais do que a quantidade que foi paga ao resto dos comerciantes da zona em troca de não colocar música alta ou não atirar jolos.

"Para cada comerciante onde rodamos é pago um preço justo pelos incômodos", comentou o diretor que discutiu com o homem uma hora antes do ataque.

Dois irmãos de sobrenome Mark, de 27 e 28 anos, abordaram Bay no set de filmagem, numa área movimentada da ilha de Hong Kong, e o mais jovem dos rapazes exigiu o pagamento de 100 mil dólares locais (US$ 12,9 mil norte-americanos), segundo uma porta-voz policial.

Aparentemente, os dois homens confrontaram Bay e sua equipe nas filmagens de "Transformers: Era da Extinção", realizadas no distrito de Quarry Bay, alegando que a produção devia a eles dinheiro por utilizar a área no filme.

A polícia mobilizou uma unidade de investigação reservada para casos envolvendo as notórias gangues criminosas locais para resolver o caso. Uma discussão se seguiu, e o irmão mais velho agrediu o diretor e três policiais que intervieram, segundo relato da porta-voz policial à Reuters.

Os dois irmãos foram detidos, junto com um terceiro homem presente no local, chamado Chan. Segundo informações da polícia local, Bay teria sofrido lesões no lado direto do rosto, mas não quis ir para o hospital. A porta-voz afirmou que o ferimento não pareceu ser grave. A filmagem prosseguiu depois do incidente.

No entanto, comunicado oficial divulgado pelos estúdios Paramount desmente a versão da polícia e afirma que ninguém ficou ferido. De acordo com o estúdio, um homem aparentemente drogado invadiu o set, ameaçando membros da equipe, e tentou atingir Bay com um ar-condicionado. O cineasta conseguiu desviar e desarmar seu atacante, que foi contido pelos seguranças do set. A Paramount confirma que a polícia de Hong Kong prendeu o homem e dois acompanhantes.

A trama
No novo filme, protagonizado por Mark Wahlberg, a humanidade está tentando se reconstruir quatro anos da conclusão de "Transformers 3: O Lado Oculto da Lua", mas uma nova ameaça coloca a Terra na sua mira.

Nicola Peltz ("O Último Mestre do Ar") será a filha adolescente do personagem de Mark Wahlberg, enquanto Jack Reynor será o namorado dela, piloto de corridas.

O filme será o começo de uma nova trilogia, sendo uma mistura de continuação e reboot. Ehren Kruger escreve o roteiro.

*Com informações da AFP e da Reuters