Topo

Dinheiro foi o problema para concluir "Anita e Garibaldi", diz produtor

Gisele Alquas

Do UOL, em São Paulo

05/12/2013 07h00

Oito anos de espera e finalmente o filme “Anita e Garibadi” estreia nas telonas, nesta sexta-feira (6). Com Ana Paula Arósio e Gabriel Braga Nunes como protagonistas, o longa iniciou as filmagens em 2005, mas por falta de verba e logística na época, os produtores foram obrigados a ficar um longo período parados, retomando as gravações em 2010.

O produtor executivo Rubens Gennaro admitiu que não foi fácil concluir o projeto. Segundo ele, além de dinheiro e problemas com locações, houve falhas na produção. "Começamos em 2005, mas além da falta de dinheiro, choveu muito naquela época, impedindo de filmar em determinados locais. Retomamos em 2010 e graças a Deus deu certo de trazer todo mundo envolvido de volta”, explicou.

Baseado no diário de Giuseppe Garibaldi, “Anita e Garibaldi”, do diretor italiano Alberto Rondalli, narra a história do revolucionário, de 32 anos, comandante dos rebeldes republicanos que invadem Laguna (SC) durante a Guerra dos Farrapos (1835 - 1845). Lá ele encontra sua alma gêmea em Anita, de 18 anos, mulher do sapateiro local. A partir do momento em que eles se encontram, suas vidas tomam outro rumo e ambos vão influenciar a revolução.

Estrear o longa é uma vitória para a equipe, que manteve os patrocinadores desde o início do projeto e conquistou novos ao longo das filmagens. “É um somatório de esforços. As pessoas envolvidas amadureceram ao longo desta pausa de cinco anos. Agradeço a várias pessoas, entre elas o Paulo Betti (coprodutor do filme), que não nos abandonou nos momentos de dificuldades e tirou dinheiro do próprio bolso para ajudar”, enfatizou Rubens Gennaro.

  • Gabriel Braga Nunes, o produtor executivo do filme Rubens Gennaro e o diretor Alberto Rondalli na pré-estreia de "Anita e Garibaldi"

Para o produtor, o cinema brasileiro precisa ser mais valorizado. “Nós batalhamos pelo cinema brasileiro, que precisa aparecer mais. Temos belíssimos filmes no Brasil e não tem espaço para a comercialização. Isso tem que mudar”, desabafou.

O diretor de “Anita e Garibaldi”, o italiano Alberto Rondalli, não conhecia nada do Brasil, mas aceitou o desafio de dirigir o filme pela a história do revolucionário. “O Garibaldi é um personagem muito reconhecido na Itália. Eu quis contar a história dele fora do estereótipo, de quando chegou ao Brasil fugido da Itália, suas primeiras experiências como combatente, seu carisma, sua paixão pelas mulheres”, explicou.

Sobre a escolha dos protagonistas, Rondalli contou que, assim como outros atores, Gabriel Braga Nunes e Ana Paula Arósio se submeteram a testes para os papeis.  Segundo o diretor, os dois foram aprovados “pela entrega que demonstraram aos personagens”. “Não conhecia o trabalho de nenhum deles, mas foram ótimos. Vi muito do Garibaldi no Gabriel", ressaltou o diretor.

“A Ana faz muita falta”

Como era de se esperar, Ana Paula Arósio não compareceu à pré-estreia de “Anita e Garibaldi”, na noite da última terça-feira (3), no shopping Frei Caneca, em São Paulo. Reclusa desde que desistiu de integrar a novela “Insensato Coração”, em 2011, Arósio evita dar entrevistas e aparecer em público.

Gabriel Braga Nunes lamentou a ausência da atriz: “Ela é sensacional, fez um trabalho lindo no filme, faz muita falta. Já havia trabalhado com a Ana em 'Terra Nostra' (1999) e só tenho elogios para fazer”.

Sobre gravar o filme em etapas, o ator admitiu que foi complicado. “Foi um processo grande e intenso, pois estávamos muito ansiosos para estrear. Foi tanta energia, trabalho e empenho neste filme que estar aqui hoje é muito especial”, afirmou

Para Rubens Gennaro, Ana Paula Arósio foi a atriz que mais demonstrou interesse pelo longa. “Agradeço  pelos melhores momentos que ela proporcionou ao filme. A Ana fez belíssimo trabalho e espero que não seja o último. Mas na minha opinião, é o melhor que ela fez até agora”, afirmou Gennaro.

Na semana passada, em entrevista a colunista da Folha de S.Paulo Mônica Bergamo, Gennaro contou que Arósio sequer assistiu a versão final do longa. Ainda segundo a nota da colunista, o produtor admitiu que chegou a perder dinheiro com a ausência da atriz na divulgação do filme.

“Apesar de ela fazer falta, apesar das perdas e tormentas que tivemos nesses oito anos até a estreia, o fundamental é que estamos muito orgulhosos com o resultado que obtivemos”, enfatizou Gabriel Braga Nunes.

Veja o trailer de "Anita e Garibaldi", com Ana Paula Arósio