EUA escolhem "Pulp Fiction" e "Mary Poppins" como obras a serem preservadas
"Pulp Fiction", "Mary Poppins", "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?" e "Roger & Me" estão entre os 25 filmes que serão preservados pela Biblioteca do Congresso norte-americano em 2013.
Crítico comenta "Pulp Fiction"
Dirigido por Quentin Tarantino, "Pulp Fiction" (1994) concorreu a sete categorias no Oscar, incluindo de melhor filme. O longa acabou ficando com a estatueta de melhor roteiro original. Também foi vencedor da Palma de Ouro, em Cannes, naquele ano.
Criada em 1989, a coleção que seleciona 25 longas anualmente tem a intenção de preservar produções com importância histórica, cultural ou estética. Já são mais de 600 títulos que incluem filmes de Hollywood, documentários e produções independentes. A seleção é composta por sugestões de curadores, membros da Comitê de Preservação de Filmes e do público.
A obra mais antiga a ser preservada este ano é “The Virtuous Vamp” (1919), filme mudo sobre uma jovem que começa a trabalhar em um escritório, onde sua presença começa a afetar a concentração dos homens. O filme foi responsável por catapultar a fama de Constance Talmadge, que foi chamada de "a nova namorada da América". O clássico “Gilda", com Rita Hayworth, também entrou para a lista.
Diretor de "Roger & Me", Michael Moore comemorou o reconhecimento sobre o documentário que mostra o próprio diretor tentando entrevistar Roger Smith, o presidente da General Motors, responsável pelo fechamento de onze fábricas de carros na cidade de Flint, Michigan, que deixou 30 mil pessoas sem trabalho e grandes partes da cidade em ruínas. "Ao longo dos anos, o filme recebeu muitas homenagens, mas essa é a que eu valorizo mais", disse Moore.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.