Topo

Após plágio e discussão, Shia LaBeouf diz que está "deixando vida pública"

Shia LaBeouf no filme "Charlie Countryman" (2010) - Divulgação
Shia LaBeouf no filme "Charlie Countryman" (2010) Imagem: Divulgação

Do UOL, de São Paulo

10/01/2014 11h21

Após se envolver em uma série de polêmicas, que começaram quando admitiu ter plagiado o cartunista Daniel Clowes em seu primeiro curta, o ator Shia LaBeouf anunciou nesta sexta-feira (10) no Twitter que está deixando a vida pública.

“Devido aos recentes ataques contra minha integridade artística, estou me aposentando de toda a vida pública”, postou.

O ator de “Ninfomaníaca” não deixou claro na mensagem se irá apenas desatvar sua conta no Twitter ou se a partir de agora irá evitar qualquer  contato com os meios de comunicação.

"Na minha empolgação e ingenuidade de cineasta amador, eu me perdi no processo criativo e não consegui comprovar minha competência”, postou o ator, que sofreu uma avalanche de críticas na internet por ter copiado até os diálogos da história em quadrinhos "Justin M. Damiano", de Clowes, em  "HowardCantour.com", curta-metragem lançado no Festival de Cannes em 2012.

"Copiar não integra parte do processo criativo. Se inspirar na ideia de outra pessoa para produzir algo novo e diferente É processo criativo", continuou astro de "Transformers".

A situação ficou ainda mais constrangedora para ele quando o site BuzzFeed publicou que a mensagem postada é muito semelhante à outra, postada há quatro anos no "Yahoo! Answers", por um usuário chamado Lili.

Desculpas no céu

  • O pedido de desculpas de Shia LaBeouf

Determinado a fazer as pazes com Clowes e a imprensa, ele contratou um piloto para escrever, com a fumaça do avião, um pedido de desculpas no céu. Ele chegou a postar a imagem na rede social.

A situação, no entanto, não melhorou muito e, no último sábado, Shia foi novamente acusado de copiar e colar um tuíte, desta vez do rapper Gucci Mane, sem dar os devidos créditos.

O ator também trocou farpas no último fim de semana com a atriz e cineasta Lena Dunham, que postou “que apenas sociopatas contratam skywriters [os pilotos de avião que escrevem mensagens]”.

16 Comentários

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.

Leco999

Pelo amor de Deus, a música e o cinema norte-americano e do mundo são basicamente calcados na cópia. Até a música My way nunca foi de Frank Sinatra, a música é uma cópia da original francesa Comme d'habitude. O que não faltam são exemplos. O Brasil então, nem se fala. A música Astronauta de mármore é cópia de uma de Bowie, que por sua vez copia as música de Jacques Brel, no caso de La porte d'Amsterdam. E a Angélica então, que recentemente comemorou não sei quantos anos de "Vou de Táxi", sem empregar uma linha sequer para falar da versão original francesa, Jou le taxi. E o pior é que essa música nem o instrumental tiveram a coragem de modificar. Dentre outras tantas cópias que no mundo a fora nem sonhamos conhecer a origem. A indústria do cinema e da música vive de plagiar e não dar os devidos créditos. O titular que reclame e, se ganhar na Justiça, pode ser que receba algum valor. Foi o que esse infeliz fez, mas, pegaram! rs.

boto138

Esse rapaz é um gênio, pelo menos admitiu que se inspirou no original; não fosse a cópia ninguém teria ouvido falar do original; aqui temos um que copia e não assume, lembram do Latino ?

publicidade