Alfonso Cuarón vence Globo de Ouro de melhor diretor por "Gravidade"
Confirmando as expectativas, Alfonso Cuarón ficou com o Globo de Ouro de melhor diretor pelo filme "Gravidade", estrelado por Sandra Bullock. Os outros concorrentes eram Paul Greengrass, por "Capitão Phillips"; Steve McQueen, por "12 Anos de Escravidão"; Alexander Payne, por "Nebraska"; e David O. Russell, por "Trapaça".
Em 2013, o vencedor foi o novo Batman, Ben Affleck, por "Argo", que também foi escolhido melhor filme de drama.
O mexicano Cuarón é um novato no prêmio da crítica estrangeira de Hollywood, apesar de já ter sido indicado a três Oscar, mas seu filme já vinha ganhando força como favorito nesta temporada de premiações.
Cuarón brincou com a dificuldade de se fazer entender devido a seu forte sotaque: "Obrigado a todos os que me ajudaram a fazer este filme. Por causa do meu sotaque, eles muitas vezes fizeram o que achavam que eu estava pedindo, não o que eu realmente queria. Acho que os colegas da Associação de Críticos Estrangeiros de Hollywood já passaram por isso".
Destaque para "Trapaça"
Veja o trailer do filme "Trapaça"
Com três prêmios --melhor filme de comédia ou musical, melhor atriz (Amy Adams) e melhor atriz coadjuvante (Jennifer Lawrence), "Trapaça" foi o destaque cinematográfico do Globo de Ouro 2014, em uma edição marcada por prêmios "espalhados" entre diversos concorrentes. O filme também concorria, mas não levou, nas categorias de direção (David O. Russel), roteiro (David O. Russel), ator de comédia ou musical (Christian Bale) e ator coadjuvante (Bradley Cooper).
Os demais prêmios foram divididos entre os demais concorrentes, com o prêmio de melhor filme de drama para "12 Anos de Escravidão". Antes considerado favorito, o filme de Steve McQueen levou apenas um troféu.
"Ela", que concorria entre os filmes de comédia e musical, levou apenas o Globo de roteiro, para o diretor e roteirista Spike Jonze.
Prêmios de atuação
Leonardo DiCaprio, em sua décima indicação e segundo prêmio, venceu como melhor ator de comédia ou musical por "O Lobo de Wall Street" e fez piada por ter sido indicado como "comediante". Esta foi a única estatueta do filme de Martin Scorsese.
Já entre os atores de filmes dramáticos, o premiado foi Matthew McConaughey, por "Dallas Buyers Club", que também teve Jared Leto premiado como ator coadjuvante. Esta foi a primeira indicação dos dois atores, que interpretam, respectivamente, um cafetão que começa a ajudar aidéticos a conseguirem medicação depois de também ser diagnosticado com Aids e um transexual.
Cate Blanchett, principal atrativo de "Blue Jasmine", de Woody Allen, também foi responsável por "roubar" o prêmio de atriz dramática, que muitos já consideravam de Sandra Bullock. Blanchett interpreta a personagem título de "Blue Jasmine", uma ricaça falida e surtada que vai morar com a irmã depois que seu marido é preso por fraude.
Outros prêmios
A vitória de Blanchett casou bem com o prêmio honorário da noite, oferecido a Allen pelo conjunto de sua carreira. Conhecido por sua aversão a premiações, Allen não compareceu e foi representado por sua ex-musa e ex-mulher Diane Keaton, que ressaltou justamente a qualidade das personagens femininas de Allen, desde a sua Annie Hall (de "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa") até "Blue Jasmine", que já foram interpretadas por "179 das melhores atrizes, simplesmente porque elas quiseram representá-los". O cineasta não escapou de ser alvo de uma piada de Emma Stone, que apresentou o prêmio Cecil B. DeMille. "Você é realmente problemático", brincou a atriz, ao relembrar filmes e personagens do cineasta.
Indicado à Palma de Ouro em Cannes, "A Grande Beleza", de Paolo Sorrentino, bateu seu oponente francês "Azul É a Cor Mais Quente" e ficou com o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro. Já "Frozen: Uma Aventura Congelante" conseguiu conquistar a crítica estrangeira de Hollywood e venceu o prêmio de melhor animação, apesar de ter estreado nos Estados Unidos apenas no fim de 2013.
Sobrou troféu até para os irlandeses do U2, que receberam o Globo de Ouro de canção original por "Ordinary Love", do filme "Mandela". O prêmio de trilha sonora ficou com Alex Ebert, por "Até o Fim", estrelado por Robert Redford.
TV
Nas categorias televisivas, o destaque ficou, previsivelmente, com "Breaking Bad". A série, que terminou em 2013, venceu como melhor série de drama e teve seu protagonista Bryan Cranston escolhido como melhor ator de série dramática. Inédita no Brasil, a comédia "Brooklyn Nine-Nine" levou as categorias melhor série e melhor ator de comédia ou musical (Andy Samberg). O filme televisivo "Behind the Candelabra", de Steven Soderbergh, também levou dois Globos: melhor filme para TV e melhor ator de filme ou minissérie para TV (Michael Douglas).
Veja os vencedores do Globo de Ouro 2014:
CINEMA
Melhor filme de drama
"12 Anos de Escravidão"
Melhor filme de comédia/musical
"Trapaça"
Melhor direção
Alfonso Cuarón, por "Gravidade"
Melhor roteiro
Spike Jonze, por "Ela"
Melhor atriz de drama
Cate Blanchett, por "Blue Jasmine"
Melhor atriz de comédia/musical
Amy Adams, por "Trapaça"
Melhor ator de drama
Matthew McConaughey, por "Dallas Buyers Club"
Melhor ator de comédia/musical
Leonardo DiCaprio, por "O Lobo de Wall Street""
Melhor atriz coadjuvante
Jennifer Lawrence, por "Trapaça"
Melhor ator coadjuvante
Jared Leto, por "Dallas Buyers Club"
Melhor animação
"Frozen - Uma Aventura Congelante"
Melhor filme estrangeiro
"A Grande Beleza" (Itália)
Melhor trilha sonora
"Até o Fim"
Melhor canção original
"Ordinary Love", de U2 ("Mandela")
TV
Melhor série de drama
"Breaking Bad"
Melhor série de comédia ou musical
"Brooklyn Nine-Nine"
Melhor minissérie ou filme feito para a TV
"Behind the Candelabra"
Melhor atriz de série dramática
Robin Wright - "House of Cards"
Melhor ator em série dramática
Bryan Cranston - “Breaking Bad”
Melhor atriz em série de comédia ou musical
Amy Poehler - “Parks and Recreation”
Melhor ator em série de comédia ou musical
Andy Samberg - “Brooklyn Nine Nine”
Melhor atriz em minissérie ou filme feito para a TV
Elisabeth Moss - "Top of the Lake"
Melhor ator em minissérie ou filme feito para a TV
Michael Douglas - "Behind the Candelabra"
Melhor atriz coadjuvante em série, minissérie, ou filme para a TV
Jacqueline Bisset - "Dancing on the Edge"
Melhor ator coadjuvante em série, minissérie, ou filme para TV
Jon Voight - "Ray Donovan"
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.