Topo

Shia LaBeouf chega ao Festival de Berlim com saco de papel na cabeça

Do UOL, em São Paulo

09/02/2014 18h14

Shia LaBeouf não cansa de causar polêmica. Depois de abandonar a coletiva de imprensa que promovia "Ninfomaníaca" no Festival de Berlim, o ator chegou para a pré-estreia do filme em que atua de smoking e usando um saco de papel na cabeça escrito: "Eu não sou mais famoso". Desde o dia 13 de janeiro ele vem publicando a frase diariamente em sua página no Twitter:
 


Mais cedo, ele apareceu de barba por fazer, boné e mascando chiclete para falar sobre "Ninfomaníaca" em um encontro de jornalistas no evento. Questionado por suas cenas de sexo no longa, ele apenas recitou um trecho de uma frase já usada pelo jogador de futebol e ator francês Eric Cantona: "Quando as gaivotas seguem a traineira é porque pensam que as sardinhas serão jogadas ao mar".

Após dizer a frase, ele se levantou e deixou a coletiva. A declaração de Cantona ficou famosa após sua prisão e condenação a 120 horas de serviço comunitário por causa de uma agressão durante um jogo contra o time de futebol inglês Crystal Palace em 1995.

Shia LaBeouf abandona coletiva de "Ninfomaníaca" em Berlim

Polêmicas

Shia tem se envolvido em várias polêmicas nos últimos meses. No final do ano, ele admitiu ter plagiado os diálogos da história em quadrinhos "Justin M. Damiano", do cartunista Daniel Clowes, em seu primeiro curta, "HowardCantour.com", lançado no Festival de Cannes em 2012. "Na minha empolgação e ingenuidade de cineasta amador, eu me perdi no processo criativo e não consegui comprovar minha competência", escreveu o ator em seu Twitter.

"Copiar não integra parte do processo criativo. Se inspirar na ideia de outra pessoa para produzir algo novo e diferente É processo criativo", continuou astro de "Transformers". A situação ficou ainda mais constrangedora para ele quando o site BuzzFeed publicou que a mensagem deixada por ele é muito semelhante à outra, postada há quatro anos no "Yahoo! Answers", por um usuário chamado Lili.

  • O pedido de desculpas de Shia LaBeouf

Determinado a fazer as pazes com Clowes e a imprensa, ele contratou um piloto para escrever, com a fumaça do avião, um pedido de desculpas no céu. Ele chegou a postar a imagem na rede social. A situação, no entanto, não melhorou muito, já que Shia foi novamente acusado de copiar e colar um tuíte, desta vez do rapper Gucci Mane, sem dar os devidos créditos.

O ator também trocou farpas com a atriz e cineasta Lena Dunham, que postou "que apenas sociopatas contratam skywriters [os pilotos de avião que escrevem mensagens]".

No início de janeiro, Shia LaBeouf anunciou no Twitter que estaria deixando a vida pública. "Devido aos recentes ataques contra minha integridade artística, estou me aposentando de toda a vida pública", postou.