Filmes com personagens femininas relevantes são mais lucrativos, diz estudo
Uma pesquisa realizada pelo blog especializado em estatísticas FiveThirtyEight reuniu dados para refutar uma crença comum entre os executivos de Hollywood: a de que filmes centrados em personagens femininas não têm desempenho tão bom quanto as produções protagonizadas por homems.
Pelo contrário: o estudo realizado pelo FiveThirtyEight mostra que filmes com personagens femininas de destaque dão melhor retorno do que os que não têm.
O estudo examinou os dados de bilheterias de 1.615 filmes lançados entre 1990 e 2013, e analisou se as produções passavam no teste Bechdel (usado para determinar se um filme é sexista): o filme tem pelo menos duas personagens femininas com nomes, elas conversam entre si em algum momento, e a conversa tem como assunto algo que não se refira a um personagem masculino.
Os resultados obtidos mostraram que, enquanto filmes que passam no teste Bechdel costumam ter orçamentos mais baixos que a média, eles também dão um lucro maior em relação ao custo.
"A média de arrecadação para um filme que passa no teste Bechdel foi de US$ 2,68 para cada dólar investido. A média de renda dos filmes que não passaram no teste foi de US$ 2,45 para cada dólar gasto", escreveu Walt Hickey, autor da análise.
"E enquanto isso pode ser um efeito do fato de que os filmes de baixo orçamento tendem a dar retornos de investimento maiores do que orçamentos mais altos, ainda é um forte indicativo de que filmes com mulheres em papéis relativamente proeminentes têm bom desempenho", completou.
O FiveThirtyEight aponta que menos da metade dos filmes passaram no teste Bechdel, entre eles os recentes "Frozen" e "Jogos Vorazes: Em Chamas".
O retorno dos filmes que passam no teste também se mostrou mais alto nos mercados internacionais.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.