Topo

Filmes de Tommy Lee Jones e Godard vão para o Festival de Cannes 2014

Do UOL, em São Paulo*

17/04/2014 07h09Atualizada em 13/05/2014 20h45

Os diretores Jean-Luc Godard, David Cronenberg, os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, Ken Loach e o ator Tommy Lee Jones fazem parte dos 18 cineastas que concorrerão à Palma de Ouro do Festival de Cannes no dia 24 de maio, anunciaram nesta quinta-feira os organizadores.

Godard, um dos ícones da "nouvelle vague" do cinema francês, apresentará o média "Adeus à linguagem", de pouco mais de uma hora e dez, enquanto Cronenberg mostrará "Maps to the stars", com Julianne Moore, Robert Pattison e Mia Wasikoska.

Cartaz do 67º Festival de Cannes traz Marcello Mastroianni em "8 1/2" - Divulgação/Festival de Cannes - Divulgação/Festival de Cannes
Imagem: Divulgação/Festival de Cannes

Os irmãs Dardenne, únicos cineastas em competição neste ano que ganharam duas vezes a Palma de Ouro em duas ocasiões, concorrerão com "Deux jours, une nuit", protagonizada por Marion Cotillard, e Loach porá o acento político com "Jimmy's Hall".

O Brasil mais uma vez ficou de fora da competição, mas leva à mostra paralela Un Certain Regard um documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado.

Na lista de selecionados, entre cerca de 2 mil candidaturas recebidas, há também nomes como Michel Hazanavicius, o diretor de "O Artista", que apresentará "The Search", com Annette Bening e a franco-argentina Bérénice Bejo, que o ano passado se levou o prêmio de interpretação de Cannes por "O passado".

O ator americano Tommy Lee Jones chegará como diretor com "The Homesman", que ele mesmo protagoniza, com Hilary Swank.

O britânico Mike Leigh se apresentará com "Mr. Turner", o egípcio de origem armênia Atom Egoyan levará ao festival "Captives", com Ryan Reynolds, o francês Olivier Assayas brigará com "Clouds of Sils Maria", com Kristen Stewart e Juliette Binoche, e o canadense Xavier Dolan levará "Mommy".

O filme de abertura do próximo 14 de maio será "Grace de Mônaco", dirigida por Olivier Dahan, rejeitada pela família real do país, que não irá à estreia, e protagonizada pela australiana Nicole Kidman.

"A única versão que mostramos é a dos cineastas", disse hoje Frémaux, em uma tentativa de esfriar polêmicas que fazem desse filme um dos mais esperados.

Junto à seleção oficial, hoje foram apresentados também os filmes incluídos na seção paralela Um Certo Olhar, entre os quais estão as últimas criações de Wim Wenders, Jaime Rosales, Lisandro Alonso e Ryan Gosling, que depois de anos frequentando Cannes como ator, estreia agora como diretor. 

Ao todo, 49 filmes, de 28 países, foram selecionados para o festival, entre 1.800 inscritos. Entre os escolhidos há 15 filmes dirigidos por mulheres.

Veja a lista de filmes que competem à Palma de Ouro em 2014:

"The Captive" (Atom Egoyan)
"Clouds of Sils Maria" (Olivier Assayas)
"Foxcatcher" (Bennett Miller)
“Goodbye to Languange" (Jean-Luc Godard)
"The Homesman" (Tommy Lee Jones)
"Jimmy's Hall" (Ken Loach)
"Leviathan" (Andrey Zvyagintsev)
"La Meraviglie" (Alice Rohrwacher)
"Maps to the Stars" (David Cronenberg)
"Mommy" (Xavier Dolan)
"Mr. Turner" (Mike Leigh)
"Saint Laurent" (Bertrand Bonello)
"The Search" (Michel Hazanavicius)
"Still the Water" (Naomi Kawase)
"Timbuktu" (Abderrahmane Sissako)
"Two Days, One Night" (Jean-Pierre and Luc Dardenne)
"Wild Tales" (Damian Szifron)
"Winter Sleep" (Nuri Bilge Ceylan)

Curta-metragem

O Comitê de Seleção do Festival de Cannes recebeu, em 2014, mais de 3 mil curtas-metragens, representando 128 países. Entre eles, foram escolhidos apenas nove filmes que vão competir em 2014 para a Palma de Ouro do Curta-Metragem, durante a cerimônia de premiação no sábado (24). Esta é a primeira vez que uma produção do Azerbaijão e da Geórgia vão participar da competição.

The Administration of Glory – China
Ukhilavi Sivrtseebi (Invisible Spaces) – Geórgia
Happo-en – Japão
Leidi – Colômbia/Reino Unido
Sonuncu (The Last One) – Azerbaijão
A Kivegzes (The Execution) – Hungria/Romênia
Aïssa – França
Les Corps Étrangers – Bélgica
Ja Vi Elsker (Yes we Love) - Noruega

Cartaz

Este ano, a organização do Festival escolheu uma imagem do ator italiano Marcello Mastroianni (1924-1996) para ilustrar o pôster oficial da 67ª edição do evento. A foto foi tirada de um fotograma do filme "Oito e Meio", do diretor Federico Fellini.

"Com Marcello Mastroianni e Federico Fellini celebramos um cinema livre e aberto ao mundo. Reafirmamos a importância artística do cinema italiano e europeu por meio de uma de suas figuras mais iluminadas", exaltou uma nota divulgada pela organização do evento.

*Com informações da EFE e Reuters

Relembre os fatos marcantes do Festival de Cannes 2013: