Topo

"Estou atordoado", diz Steve Martin sobre a morte de Robin Williams

Do UOL, em São Paulo

11/08/2014 20h52

O comediante e ator Steve Martin comentou a morte do amigo Robin Williams no Twitter nesta segunda (11). "Eu não poderia estar mais atordoado. Grande talento, parceiro de atuações e alma genuína", escreveu.

Williams, famoso por papeis em filmes como "Patch Adams - O Amor é Contagioso" e "Sociedade dos Poetas Mortos", morreu na manhã desta segunda-feira (11), aos 63 anos. De acordo com o site TMZ, o corpo dele foi encontrado em sua casa, em Tiburon, na Califórnia, sem sinais vitais. A suspeita das autoridades é que a morte tenha sido causada por asfixia. 

Vencedor do Oscar de ator coadjuvante por "Gênio Indomável" (1997), Robin Williams se internou no mês passado em uma clínica de reabilitação. Ele estava em um setor da Hazelden Addiction Treatment Center, em Minnesota, que possui um programa focado em manter a sobriedade por um longo prazo --Williams lutava contra o vício de cocaína e álcool há décadas. Em 2006, o ator ingressou voluntariamente em uma clínica de reabilitação para tratar o alcoolismo depois de uma recaída após 20 anos de sobriedade.

Quem ainda comentou a morte foi o presidente norte-americano Barack Obama, por meio de comunicado. “Robin Williams era um aviador, um médio, um gênio, uma babá, um presidente, um professor, um Peter Pan, e tudo no meio. Mas ele era um tipo único. Ele chegou às nossas vidas como um alien – mas acabou tocando todos os aspectos do espírito humano. Ele nos fez rir. Ele nos fez chorar. Ele deu seu talento imensurável gratuitamente e generosamente para aqueles que mais precisavam – de nossas tropas no exterior a marginais nas nossas ruas. Nossas condolências, da família Obama, a sua família, amigos e todos que encontraram sua voz graças a Robin Williams.”

"Robin era uma tempestade de genialidade cômica e nossa risada era o trovão que o sustentava. Ele era um amigo e não acredito que ele se foi", disse o cineasta Steven Spielberg. "Nós perdemos uma das mentes mais inspiradas e dotadas da comédia, além de um dos maiores atores dessa geração. Suas performances eram diferentes de tudo que já vimos, elas vinham de lugares espirituais e sobrenaturais", comentou o diretor de "Uma Babá Quase Perfeita" (1993), Chris Columbus. "Ele merecia verdadeiramente o título de 'gênio'. Fomos amigos por 21 anos. Nossos filhos cresceram juntos. Ele nos inspirou a ir morar em San Francisco. Eu o amava como um irmão. O mundo era um lugar melhor com Robin nele. E seu legado lindo viverá para sempre."

Além de Steve, Obama, Spielberg e Columbus, outras celebridades - comediantes, músicos, atores, jogadores de futebol, entre outros - lamentaram o ocorrido. Veja abaixo a repercussão no Twitter:

"Gênio, você está livre", publicou o Twitter da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o Oscar

"Muito triste e chateada, mas feliz por não ter ficado sabendo disso pelo Twitter. Provavelmente ficarei fora daqui por um tempo", escreveu a atriz, que contraceneu com Williams em "Uma Babá Quase Perfeita".