Topo

Morre Lauren Bacall, atriz da era de ouro de Hollywood

Do UOL, em São Paulo

12/08/2014 20h53

A atriz Lauren Bacall, ícone do cinema e protagonista de clássicos da era de ouro de Hollywood, morreu nesta terça (12) aos 89 anos. Um membro da família informou o site TMZ que Bacall sofreu um acidente vascular cerebral em seu apartamento no famoso edifício Dakota, no Upper West Side em Nova York.

"Com profunda tristeza, mas com muita gratidão por sua incrível vida, confirmamos a morte de Lauren Bacall", indicou em uma mensagem no Twitter a família do ator e primeiro marido de Bacall, Humphrey Bogart. 

Ela estreou aos 19 anos no filme "Uma Aventura na Martinica" (1944), no qual contracenou com Humphrey Bogart. A parceria se repetiria ainda em muitos filmes e a química acabou levando a uma união fora das telas: a dupla se casou em 1945 e seguiu junta até 1957, ano da morte do ator.

Em sua filmografia figuram títulos como "À Beira do Abismo" (1946), "Paixões em Fúria" (1948), "Como Agarrar um Milionário" (1953) e "Teu Nome é Mulher" (1957). Em 1996, ela atuou no longa-metragem "O Espelho tem Duas Faces" e por seu trabalho recebeu o Globo de Ouro de melhor atriz coadjuvante e uma indicação ao Oscar na mesma categoria. Em 2009, ela recebeu o Oscar honorário pelo conjunto da obra em reconhecimento de seu importante papel na era de ouro do cinema.

Ela também foi bastante reconhecida por suas atuações em espetáculos musicais da Broadway, como "Cactus Flower" (1965), "Applause" (1970) e "Woman of the Year" (1981), tendo acumulado dois prêmios Tony no currículo.

Nascida Betty Joan Perske em 16 de setembro de 1924, no bairro do Bronx em Nova York, ela se casou com o também ator Jason Robards em 1961, divorciando-se dele oito anos depois. Bacall teve três filhos, dois com Bogart, Stephen e Leslie, e um com Robards, o também ator Sam Robards.

Recentemente, ela fez uma participação na animação "Family Guy", como uma amiga da mãe de Peter chamada Evelyn. Veja abaixo: