Estudantes são detidos na Tailândia ao imitar saudação de "Jogos Vorazes"
Três estudantes foram detidos nesta quinta-feira (20) durante a estreia do filme “Jogos Vorazes – A Esperança: Parte 1” na Tailândia, após imitarem a saudação usada pelos personagens do filme como símbolo de rebelião.
Os jovens têm usado o gesto – com três dedos para cima – como forma de demonstrar descontentamento com o golpe militar, ocorrido no país em maio. No filme, o sinal é usado pelos cidadãos do país ficcional Panem para protestarem silenciosamente contra os autoritários do poder vigente.
O governo local proibiu o gesto e uma rede de cinemas de Bangcoc cancelou todas as exibições do terceiro filme da saga após os manifestantes adotarem o sinal como protesto. Ativistas dizem que a polícia pressionou a rede a cancelar a exibição do filme, após centenas de estudantes planejarem o protesto nesta quinta-feira.
Organizado pela Liga Liberal de Thammasat, o protesto distribuiu 200 ingressos no domingo, muitos deles através do Facebook. De acordo com o jornal local “Bangkok Post”, os interessados precisavam responder qual é semelhança entre Bangcoc e Capitol – a capital de Panem.
Na quarta-feira (19), jovens fizeram o gesto durante aparição pública de Prayuth Chan-ocha, nomeado primeiro-ministro do país. Os estudantes vestiam camisetas com slogans anti-golpe e foram presos na província de Khon Kaen, a 450 km de Bangcoc.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.