Topo

Iñarritu, de "Birdman", ganha prêmio do sindicato dos diretores

Alejandro Iñarritu foi premiado pelo sindicato dos diretores - Tiziana Fabi/AFP
Alejandro Iñarritu foi premiado pelo sindicato dos diretores Imagem: Tiziana Fabi/AFP

Do UOL, em São Paulo

08/02/2015 13h27

Alejandro González-Iñarritu, diretor de “Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)”, conquistou na noite de sábado (7) o prêmio de melhor da categoria pelo Sindicato dos Diretores, derrotando o também bem-cotado Richard Linklater, de “Boyhood”, de acordo com a agência Associated Press.

“Todos sabemos que fazer um bom filme é uma guerra, e nós temos que sobreviver a ela. Se isso é considerado um ótimo filme, não tem nada a ver comigo. É um milagre”, afirmou o cineasta ao aceitar o prêmio.

Iñarritu também derrotou Wes Anderson (“O Grande Hotel Budapeste”), Morten Tyldum (“O Jogo da Imitação”) e Clint Eastwood (“Sniper Americano”). O prêmio do sindicato, conhecido como DGA, é considerado como uma das melhores prévias ao Oscar. Desde a criação do prêmio, seus vencedores também foram consagrados com o prêmio de melhor diretor no Oscar, com a exceção de apenas sete ocasiões.

Nas categorias de TV, o sindicato premiou apenas mulheres: Jill Soloway pela série de comédia "Transparent"; Lesli Linka Glatter pelo drama "Homeland"; Lisa Cholodenko pelo telefilme "Olive Kitteridge"; e Laura Poitras pelo documentário "Citizenfour".

"Birdman" lidera disputa por Oscar

Ao lado de "O Grande Hotel Budapeste", "Birdman" lidera a disputa ao Oscar, com nove indicações. O filme foi lembrado nas categorias: melhor filme, direção (Alejandro G. Iñárritu), ator (Michael Keaton), ator coadjuvante (Edward Norton), atriz coadjuvante (Emma Stone), fotografia, edição de som, mixagem de som e roteiro original.

O Oscar será entregue no dia 22 de fevereiro.