Topo

"Cinquenta Tons de Cinza" arranca risadas da crítica no Festival de Berlim

Estéfani Medeiros

Do UOL, em Berlim (Alemanha)

11/02/2015 17h31

Parte da cota Hollywoodiana da Berlinale, o aguardado primeiro filme da trilogia “Cinquenta Tons de Cinza” foi exibido na noite desta quarta (11), em uma sessão para 350 jornalistas. E risadas foram a principal reação dos críticos aos diálogos forçados e cenas relacionadas ao contrato de sadomasoquismo criado pelo empresário Christian Grey (Jamie Dornan) para que Anastasia Steele (Dakota Johnson) seja sua submissa.

“A personagem é muito ingênua e muito jovem, e o filme gira em torno dos problemas do casal. A atuação de Dakota Johnston tem alguns momentos de brilho, mas as cenas de S&M são fracas, assim como o drama”, opinou Jan Schulz-Ojala, do “Tagesspiegel”, um dos principais jornais de Berlim, na saída da sessão.

Da rádio RBB, Anna Wolner comentou que “assim como o livro, os diálogos são muito rasos. Tudo parece muito agradável, suave e educado”. Alguns jornalistas preferiram demonstrar suas opiniões apenas com cara feia e um curto e grosso “não gostei”.

Apesar de fazer parte da seleção especial do evento, espaço ocupado por filmes como “Grande Hotel Budapeste” no ano passado, “Life” e “Queen of The Desert” neste ano, a pré-estreia internacional do longa recebeu atenção secundária. A adaptação do livro de E.L. James não usa o tapete vermelho do Berlinale Palast, ocupado nesta noite pelo elenco do elogiado “Violência”, filme do diretor Jorge Forero, um dos favoritos na competição.

Coincidindo com o Dia dos Namorados no Hemisfério Norte, a estreia do filme causou frisson nos cinemas locais, com 700 mil ingressos vendidos na pré-estreia alemã. Fãs dormem na frente do Zoo Palast desde as 5h para ter a oportunidade de ver os atores pela primeira vez.