Tema de curta, cinéfilo de 75 anos rouba a cena no Festival de Gramado
Seu Inácio, aposentado de Natal que já viu mais de 20 mil filmes, foi uma das estrelas do Festival de Gramado nesta terça-feira (11). Pouco antes de Marília Pêra receber uma homenagem por sua trajetória no cinema, o cinéfilo de 75 anos subiu ao palco para apresentar o curta-documentário sobre sua vida, que participa da competição. No palco, seu Inácio falou mais que o diretor do filme, Helio Ronyvon, recitou poesia, fez piadas e falou do seu amor pelo gaúcho Erico Veríssimo.
Quando o aposentado foi tema de reportagem do UOL, em julho deste ano, sua vinda e a da equipe do filme para Gramado ainda era incerta. Eles não sabiam se conseguiriam arrecadar a tempo o dinheiro necessário para os custos de hospedagem e passagem. "Não tivemos qualquer apoio estatal, mas graças a amigos e à vaquinha virtual que fizemos, pudemos trazer todos", contou o diretor a jornalistas, na manhã desta quarta.
Aficionado por livros e filmes, seu Inácio dorme numa rede cercada por pilhas e pilhas de publicações e DVDs. "Vivo na verdadeira muralha da China de livros. Quando me viro, bato as pernas nos livros. É toda uma vida dedicada a isso", disse.
O diretor contou que existe a preocupação em oferecer uma casa mais cômoda para seu Inácio ou um local para que se acomode toda sua biblioteca. "Mas se o poder público não nos ajuda a trazer Inácio para Gramado, imagine para conseguir um espaço melhor para seus livros. Não pudemos fazer nada além de contar essa história e sensibilizar as pessoas", disse Helio.
"Eu também não fico pensando muito sobre o que vão fazer com meus livros quando eu morrer, senão fico louco. Quando eu bater as botas, minha sobrinha vai saber onde colocá-los", disse seu Inácio.
Ao UOL, Seu Inácio havia dito que essa coisa da fama era meio desagradável, mas não ligou de ter que caminhar pelo tapete vermelho do festival. "Estou feliz pelo filme e se sou vaidoso, estou enfrentando essa fera". Tanto os vencedores da categoria de curta-metragem como de longa serão conhecidos na noite deste sábado (15).
2 Comentários
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.
Não seriam 20 mil filmes?
GRAMADO É UMA DAS CIDADES MAIS BONITAS DA AMERICA DO SUL, SEU POVO É CULTO E EXUBERANTE, EM MEIO A REGIÃO SERRANA É UM CENARIO PERFEITO P/ UM FESTIVAL DESSES, POREM O QUE ESTÁ "PEGANDO" É QUE A GRAMADOTUR E OS DEMAIS ENVOLVIDOS NO EVENTO ESQUECERAM QUE A ARTE ALI FESTEJADA É NA SUA FINALIDADE, P/ O POVO, E ESTE POVO ESTA EXCLUIDO DO EVENDO, FALTA INTERAÇÃO DO POVO DE TODAS AS FORMAS, A PROJEÇÃO NA FACHADA É PRA LÁ DE RUIM, DEVIAM POR AO MENOS 2 TVS DE TELA GRANDE NA RUA COBERTA EXIBINDO AO VIVO O QUE SE PASSA DENTRO DO PALACIO, E A FRIEZA DOS ARTISTAS É MAIOR DO QUE O DA PRÓPRIA ESTAÇÃO DO ANO, LEMBRO ELES QUE SEM O RECONHECIMENTO DO PUBLICO ELES NADA SÃO ALEM DE EMPREGADINHOS DA MIDIA, O RESULTADO É QUE ESTE ANO NÃO HAVIA NINGUEM DA CIDADE INTERESSADO NEM NO EVENTO NEM NOS ARTISTA COM AS BENÇÃOS DA DIVULGAÇÃO PRATICAMENTE INEXISTENTE NA CIDADE.