Romance lésbico "Carol" lidera indicações de prêmio da Academia Australiana
A Academia Australiana de Cinema e TV (AACTA) divulgou nesta terça-feira (5) os concorrentes de sua premiação internacional. Dirigido por Todd Haynes e com cate Blanchett e Rooney Mara como protagonistas, "Carol" lidera a disputa concorrendo em cinco das sete categorias possíveis na quinta edição do prêmio AACTA Awards.
O romance lésbico também lidera a disputa de outros quatro importantes prêmios de cinema: o Globo de Ouro, o Spirit Awards, o Critics' Choice e dos críticos de Nova York. A lista de indicados ao Oscar, o maior prêmio do cinema, será anunciada no dia 14 de janeiro, mesmo dia em que "Carol" estreia nos cinemas do Brasil.
No AACTA Awards, "Carol" disputa como melhor filme, melhor direção (Todd Haynes), melhor roteiro (Phyllis Nagy), melhor atriz (Cate Blanchett) e melhor atriz coadjuvante (Rooney Mara). Seu grande concorrente é "A Grande Aposta", que disputa as categorias de melhor filme, melhor direção (Adam McKay), melhor ator (Steve Carell) e melhor ator coadjuvante (Christian Bale).
"Mad Max: Estrada da Fúria" recebeu três indicações e concorre como melhor filme, melhor direção (George Miller) e melhor atriz (Charlize Theron). "Perdido em Marte", "O Regresso" e "Steve Jobs" também levaram três indicações cada. No total, 17 filmes concorrem a prêmios em sete categorias.
O AACTA Awards é votado por 150 australianos, sendo que muitos deles também são mebros da Academia Americana de Cinema e do BAFTA, a academia britânica. Os vencedores serão revelados em uma cerimônia em Los Angeles (EUA) no dia 29 de janeiro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.