Topo

Fotógrafos e roteiristas indicam "Carol" e "Sicario" a prêmios pré-Oscar

Do UOL, em São Paulo

06/01/2016 17h08

O Writers Guild of America (Sindicato dos Roteiristas) anunciou nesta quarta-feira (6) a indicação dos filmes "Ponte dos Espiões", "Sicario", "Spotlight", "Straight Outta Compton" e "Descompensada" para o prêmio de melhor roteiro original e "A Grande Aposta", "Carol", "Perdido em Marte", "Steve Jobs" e "Trumbo" para melhor roteiro adaptado. A informação foi publicada pelo site da revista "Variety".

Os vencedores do WGA serão conhecidos no dia 13 de fevereiro em cerimônias simultâneas no Century Plaza em Los Angeles e no Edison Ballroom em Nova York. Os prêmios são baseados nos votos dos 12 mil membros do WGA.

O prêmio, no entanto, exclui roteiros de escritores que não são membros do WGA, como é o caso do filme "Os 8 Odiados", "As Sufragistas", "Mad Max: Estrada da Fúria", por exemplo.

Mesmo assim, as premiações do WGA servem como termômetro para a escolha dos vencedores do Oscar. 

Diretores de fotografia

Os filmes "O Regresso" e "Mad Max: Estrada da Fúria" foram indicados aos prêmios da American Society of Cinematographers (Associação dos diretores de fotografia) nesta quarta-feira. A indicação soma-se a outras também recebidas pelos filmes do Screen Actors Guild, American Cinema Editors, Art Directors Guild e Producers Guild of America.

No caso das indicações da ASC, os filmes ganham ainda mais destaque pois os membros da associação também votam no Oscar nas categorias relacionadas à fotografia.

Esta é a sexta indicação de Emmanuel Lubezki ("O Regresso) e a quinta de John Seale ("Mad Max: Estrada da Fúria"). Lubezki já ganhou quatro ASC, além de dois Oscar. Já Seale levou para casa dois ASC e um Oscar.

Os outros indicados foram Janusz Kaminski ("Ponte dos Espiões"), Ed Lachman ("Carol") e Roger Deakins ("Sicario"). Os vencedores serão conhecidos no dia 14 de fevereiro em uma festa no Hyatt Regency Century Plaza em Los Angeles.

De acordo com a reportagem da "Variety" a grande falta foi a não indicação de Robert Richardson por conta de seu trabalho em "Os 8 Odiados", principalmente por ter ressuscitado o formato arcaico das câmeras Ultra Panavision 70mm. Richardson já foi nomeado dez vezes ao ASC mas nunca ganhou nenhuma vez, embora tenha ganhado três Oscars.