Topo

Animação brasileira "O Menino e o Mundo" é indicada ao Oscar

Do UOL, em São Paulo

14/01/2016 11h50

Tem brasileiro no Oscar 2016. A animação "O Menino e o Mundo", de Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de animação. O filme concorre com "Anomalisa", "Divertida Mente", "Shaun, o Carneiro" e "As Memórias de Marnie".

"O Menino e o Mundo" narra as aventuras de um menino que vive em uma cidade isolada e que um dia se lança em uma missão para encontrar seu pai. Usando a fantasia e a inocência, o filme aborda os problemas que afetam a Terra hoje, como a globalização, a crise econômica e a perda de valores. O cineasta paulista Alê Abreu, 44, que em 2007 estreou a animação "Garoto Cósmico", também dirigiu os curtas "Espantalho" (1998) e "Passo" (2007).

Em seu Facebook, o diretor agradeceu a todos que possibilitaram a indicação e falou sobre como o filme nasceu: "Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande indústria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da indústria de cinema. Como disse o 'NY times', somos o 'Outside In!' [brincadeira com o título em inglês de "Divertida Mente", "Inside Out"]. 'Black Horse', segundo o IndieWire! Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!".

 

Antes de qualquer outra palavra queria agradecer. Agradecer ao menino imaginário que demos voz. Agradecer a minha...

Publicado por Alê Abreu em Quinta, 14 de janeiro de 2016

Com misto de técnicas, como colagens e giz de cera, o filme já levou mais de 44 prêmio, incluindo o principal do Festival de Annecy, na França, o mais importante da animação. O orçamento, segundo o diretor, ficou em torno de R$ 1,6 milhão, sem contar a verba do lançamento, concorrerá com filmes bem mais caros. "Divertida Mente", por exemplo, da Pixar, custou em torno de R$ 175 milhões. 

Emicida, responsável por uma das músicas da animação, "Aos Olhos de Uma Criança", comemorou a indicação em seu Facebook. "Oh shiiit mais um dia péssimo pros inimigos, estamos concorrendo ao Oscar com o Menino e o mundo!!! Printa e manda pra minha mãe", escreveu. O UOL entrou em contato com o diretor, que no momento está viajando e não usa celular. 
 

Opinião do diretor

Alê Abreu, disse ao UOL, em julho de 2014, que ouviu do diretor de Annecy que sua animação é um sopro de vitalidade. "Os filmes estavam saindo como se sempre fossem feitos pelas mesmas produtoras. Eu não vejo diferença entre um 'Shrek' e um filme do Carlos Saldanha, por exemplo. Ou 'Frozen' e 'Shrek'. São muito parecidos, têm a mesma estrutura, têm o mesmo tipo de design, de atuação dos personagens, de gags, de cor". 

Em outra conversa com o UOL, o diretor contou que a animação nasceu em 2006 sem que ele soubesse exatamente o que aquilo significava. "Eu fui desenhando o menino, uma galinha, sem saber onde isso iria parar. Desenhei a mãe, desenhei o velho e fui dando nomes: 'esse é o pai'. E por que o menino está parado olhando a estação de trem? Porque ele está esperando o pai voltar. Imagino que esse menino, que se chamava Cuca, é alguém especial. Que brinca com as formas e sons. A cidade não tem espaço para alguém sensível", recorda, mostrando o caderno com os primeiros rabiscos.

 

Oscar 2016 

Depois de conseguir várias indicações ao Oscar para "Birdman" em 2015, o diretor Alejandro González Iñárritu repetiu a façanha com seu novo filme, "O Regresso", que foi lembrado em 12 categorias dos prêmios da Academia.

Estrelado por Leonardo DiCaprio, o longa foi indicado como melhor filme, diretor, ator (DiCaprio), ator coadjuvante (Tom Hardy), fotografia, figurino, edição, maquiagem e cabelo, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais.

"Mad Max: Estrada da Fúria" também se destacou, com 10 indicações: filme, direção (George Miller), fotografia, figurino, maquiagem e cabelo, edição, design de produção, edição de som, mixagem de som, efeitos visuais.A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta quinta-feira (14) a lista de indicados ao Oscar 2016.