Topo

Presidente da Academia se diz 'frustrada' com a ausência de negros no Oscar

Cheryl Boone Isaacs foi executiva de marketing dos estúdios Paramount e New Line - Reprodução
Cheryl Boone Isaacs foi executiva de marketing dos estúdios Paramount e New Line Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

19/01/2016 02h19Atualizada em 21/01/2016 12h33

Após o diretor Spike Lee e a atriz Jada Pinkett Smith anunciarem que não vão à cerimônia do Oscar, a presidente da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, Cheryl Boone Isaacs, se pronunciou sobre o fato de nenhum ator negro ter sido indicado ao prêmio.

Por meio de um comunicado divulgado nas redes sociais da Academia na noite desta segunda-feira (18), Isaacs lamentou a falta de diversidade na lista dos indicados ao Oscar, e disse que está trabalhando duro para mudar esse cenário para o ano que vem.

“Eu gostaria de reconhecer o trabalho maravilhoso dos indicados deste ano. Enquanto celebramos suas realizações extraordinárias, estou de coração partido e frustrada com a falta de inclusão. Esta é uma conversa difícil, mas importante. É hora de grandes mudanças. A Academia está tomando medidas drásticas para alterar a composição dos nossos associados. Nos próximos dias e semanas vamos realizar uma análise do nosso recrutamento de sócios a fim de trazer mais diversidade para a nossa classe em 2016. Como muitos de vocês sabem, nós implementamos mudanças nos últimos quatro anos. Mas nós precisamos fazer mais e melhor”, diz o comunicado.

"Em 2016, o objetivo é inclusão em todas as suas facetas: gênero, raça, etnia e orientação sexual. Nós reconhecemos as preocupações bem reais da nossa comunidade, e eu agradeço todos vocês que se dirigiram a mim em nosso esforço para avançar juntos", concluiu Isaacs.

A polêmica da falta de diversidade do Oscar começou no ano passado, quando a diretora de "Selma", Ava DuVernay, e seu protagonista, David Oyelowo, não apareceram entre os indicados pela Academia. Na época, internautas criaram da hashtag #OscarsSoWhite (#OscarMuitoBranco) nas redes sociais como forma de protesto.

Neste ano, nomes como Will Smith ("Um Homem Entre Gigantes"), Michael B. Jordan ("Creed: Nascido para Lutar"), Idris Elba ("Beasts of No Nation") e Samuel L. Jackson ("Os Oito Odiados") ficaram fora da lista. O diretor de "Creed", Ryan Coogler, também negro, foi outro que ficou de fora da disputa. O filme teve apenas uma indicação de ator coadjuvante para Sylvester Stallone.

Em 87 anos de Oscar, dos mais de 300 prêmios distribuídos nas categorias de atuação, apenas 15 foram para atrizes e atores negros.

Os vencedores da estatueta dourada serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de fevereiro, no Dolby Theatre, em Los Angeles.