Em pré-estreia discreta, "Pequeno Segredo" vende 135 ingressos em 4 dias
Escolhido para representar o Brasil na disputa por uma indicação ao Oscar de filme estrangeiro, "Pequeno Segredo" foi assistido por 135 pessoas de quinta-feira a domingo (25), segundo a ComScore.
O filme de David Schurmann estreou na quinta-feira (22), em apenas uma sala e em um único horário, em Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul. O lançamento discreto serviu para cumprir o pré-requisito da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood de ser exibido por sete dias consecutivos em ao menos uma sala comercial antes de 30 de setembro de 2016.
Em cartaz na sala 5 do Cinespaço, no shopping Bourbon Novo Hamburgo, que comporta 153 pessoas, o longa teve uma média de 33 pessoas por sessão.
A estreia nacional de "Pequeno Segredo" está programada para 10 de novembro e, antes disso, o filme será exibido no Festival do Rio, que começa no dia 6 de outubro, fora da competição.
Novo Hamburgo é uma cidade de 239 mil habitantes, a cerca de 40 km de Porto Alegre, conhecida por ser polo de produção de calçados. Questionada sobre o motivo da escolha da cidade, a Diamond, distribuidora de "Pequeno Segredo", enviou uma nota apenas reiterando que a estreia em Novo Hamburgo serve para cumprir a regra da Academia.
No passado, outros filmes recorreram à mesma estratégia: "Tropa de Elite" (2007) e "Última Parada 174" (2008), por exemplo, tiveram uma estreia limitada em Jundiaí, interior de São Paulo, antes de chegarem ao circuito comercial.
Corrida ao Oscar
Segundo o Ministério da Cultura, no ato da inscrição para a indicação ao Oscar a equipe do filme enviou para a Secretaria do Audiovisual (SAv) uma declaração assinada por um presidente de sala de cinema comercial que se comprometia a exibir o longa-metragem por não menos do que sete dias consecutivos até 30 de setembro. "Segundo experiências da SAv nos Oscar anteriores, é de costume receber este tipo de documentação como comprovante, pois a mesma atende às regras estabelecidas pela Academia", informou o ministério, por nota.
"Pequeno Segredo" conta a história de Kat, a menina portadora de HIV adotada pela família de velejadores Schurmann durante uma de suas viagens. Julia Lemmertz, Maria Flor e Marcelo Antony integram o elenco.
O filme bateu "Aquarius", que era o favorito para tentar concorrer à vaga no Oscar. O cineasta Kleber Mendonça Filho afirmou não ter ficado surpreso com a exclusão do longa como indicado. Segundo ele, é "bem possível" que a escolha por "Pequeno Segredo", do diretor David Schurmann, esteja "em total sintonia com a realidade política do Brasil".
Já Schurmann, em conversa com o UOL, fez um pedido: "É hora da indústria cinematográfica se unir, e todo o Brasil, a favor do 'Pequeno Segredo'. Para que possamos ter a chance de trazer a estatueta".
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.