Topo

Responsável por confusão no Oscar divulga novo pedido de desculpas

Martha Ruiz e Brian Cullinan, sócios da empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers, com a mala de votos do Oscar 2016 - Getty Images
Martha Ruiz e Brian Cullinan, sócios da empresa de auditoria PriceWaterhouseCoopers, com a mala de votos do Oscar 2016 Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

28/02/2017 01h17

A empresa PriceWaterhouseCoopers (PWC), há décadas encarregada pela auditoria do Oscar e responsável pela confusão durante o anúncio do prêmio de melhor filme no domingo (26), divulgou um segundo pedido de desculpas pelo ocorrido.

Em nota divulgada nesta segunda-feira (27), a PWC assumiu toda a responsabilidade pela gafe histórica do anúncio do filme "La La Land" como vencedor do principal prêmio da noite em vez do real dono do troféu, "Moonlight".

Conforme já havia sido divulgado antes, a empresa reiterou que o sócio Brian Cullinan entregou por engano o envelope reserva do prêmio de melhor atriz, concedido pouco antes a Emma Stone, para os apresentadores de melhor filme, Warren Beatty e Faye Dunaway. Usualmente, a empresa faz dois envelopes, o principal e um reserva, este devendo ser descartado assim que o prêmio é entregue - o que não aconteceu desta vez.

"Uma vez que o erro ocorreu, os protocolos para corrigi-lo não foram seguidos com bastante rapidez pelo Sr. Cullinan ou seu parceiro", admite a nota.

"Pedimos desculpas sinceras a Warren Beatty, Faye Dunaway, Jimmy Kimmel, ABC e à Academia, nenhum dos quais foi culpado."

A empresa pede ainda desculpas aos elencos dos dois filmes pelo inconveniente. "Desejamos estender nossa mais profunda gratidão a cada um deles pela graciosidade que demonstraram durante um momento tão difícil."

"Nos últimos 83 anos, a Academia confiou à PwC a integridade do processo de premiação durante a cerimônia, e ontem à noite falhamos na Academia", encerra o comunicado.