Topo

Produtor de "Doctor Who" diz que fãs da série aprovaram mulher protagonista

Jodie Whittaker é a nova protagonista de "Doctor Who" - Reprodução/Twitter/bbc
Jodie Whittaker é a nova protagonista de "Doctor Who" Imagem: Reprodução/Twitter/bbc

Do UOL, em São Paulo

23/07/2017 20h12

Roteirista e produtor executivo de “Doctor Who”, Steven Moffat afirmou durante a San Diego Comic-Con que a grande maioria dos fãs da série aprovou a escalação de uma mulher – a atriz Jodie Whittaker – para o posto de protagonista.

Durante o painel da produção, neste domingo (23), Moffat criticou a cobertura da imprensa sobre as reações contrárias à escalação, de acordo com a revista "Variety": “Apareceram muitos artigos sobre reações negativas entre os fãs de ‘Doctor Who’ contra a escalação de uma doutora. Não houve nada disso. A história do momento é que o suposto fandom conservador de ‘Doctor Who’ abraçou a mudança completamente. 80% de aprovação nas redes sociais – não que eu cheque esses números obsessivamente. E muitas pessoas fingem que há um problema. Não há”.

“Os fãs de ‘Doctor Who’”, continuou o produtor, “estão mais empolgados com o fato de que uma atriz brilhante assumirá o papel do que com o fato de que ela é uma mulher. Eles têm sido incrivelmente progressistas e iluminados, e isso é o que realmente aconteceu. Eu desejo que todos os jornalistas que estão escrevendo o contrário calem a boca”.

A escalação de Whittaker, conhecida por seu trabalho na primeira temporada de “Black Mirror”, recebeu algumas críticas nas redes sociais, mas foi defendida pela equipe da série, incluindo os “doutores” anteriores e o próprio Moffat, que deixará o posto de showrunner e será substituído por Chris Chiball.

Também no painel, Peter Capaldi, o atual protagonista, elogiou a escalação. “Eu só queria dizer que acho que Jodie será incrível. Falei com ela outro dia e ela está muito animada e apaixonada pela série. Ela ama mesmo, mesmo a série e é uma atriz brilhante. É realmente emocionante saber que o papel está nas mãos de alguém que se importa tanto e que fará coisas muito, muito legais com ele. Ela é uma ótima escolha, a meu ver”.