Teatro descobre 20 acusações de "comportamento inadequado" contra Spacey
O tradicional teatro britânico The Old Vic, do qual Kevin Spacey foi diretor artístico, anunciou nesta quinta-feira (16) que uma investigação interna encontrou 20 casos de “comportamento inadequado” do ator – que nas últimas semanas foi acusado de assédio e abuso sexual por vários homens.
Em seu relatório, a instituição reconheceu que as pessoas não se sentiram encorajadas a denunciar o ator e pediu desculpas. “Apesar de termos os procedimentos adequados, foi dito que aqueles afetados se sentiram impotentes para fazer suas denúncias e que Kevin Spacey agia sem ser devidamente responsabilizado por seus atos. Isso é claramente inaceitável e o The Old Vic genuinamente pede desculpas por não criar um ambiente ou uma cultura em que as pessoas se sintam capazes de falar livremente”.
Veja mais
- Ridley Scott vai excluir Kevin Spacey de filme já finalizado
- Os atores, diretores e personalidades acusados de assédio após Weinstein
- Atrizes e atores que revelaram serem vítimas de assédio sexual
O presidente do teatro, Nick Clarry, reforçou o pedido de desculpas em uma declaração oficial: “Comportamento inadequado por parte de qualquer pessoa trabalhando no Old Vic é completamente inaceitável. Vamos criar um ambiente sem preconceito, assédio ou bullyiong de qualquer tipo, em todos os níveis. Queremos que qualquer pessoa que trabalhe aqui se sinta confiante, valorizado e orgulhoso de fazer parte da família The Old Vic”.
O atual diretor artístico do Old Vic, Matthew Warchus, disse que tem “uma genuína e profunda simpatia por todos aqueles que se manifestaram e disseram que se machucaram, de alguma forma,” com as ações de Spacey, que ocupou o cargo de 2004 a 2015. Ele negou, porém, que o comportamento do ator já fosse conhecido pela instituição: “Essas acusações foram um choque e uma surpresa perturbadora para muitos de nós. É incorreto, injusto e irresponsável dizer que todo mundo sabia.”
Entenda as acusações contra Spacey
As acusações contra Spacey surgiram no final do mês passado, quando o ator Anthony Rapp, de Star Trek: Discovery, afirmou ter sido assediado por Spacey quando tinha 14 anos. Depois, uma série de outros casos foram revelados.
Spacey disse que não se lembrava dos fatos relatados por Rapp, no mesmo momento que revelou que era homossexual. A saída do armário ao se defender da acusação de assédio também provocou uma onda de críticas em Hollywood.
Logo após o escândalo estourar, a Netflix suspendeu a produção da sexta temporada de "House of Cards", que já estava em andamento. Dias depois, oito funcionários da produção disseram ter sido assediados ou abusados por Spacey, que também é produtor da série. Depois, a Netflix cortou os laços com o ele, anunciando que não daria continuidade à atração enquanto Spacey estivesse no elenco. A plataforma de streaming ainda cancelou o lançamento do filme "Gore", que era estrelado e produzido pelo artista.
O ator já está sendo investigado pela Scotland Yard, a polícia britânica, por uma acusação de estupro.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.