Topo

Fim de "Harry Potter" se aproxima com expectativas de alta bilheteria

Pôster nacional de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" - Divulgação
Pôster nacional de "Harry Potter e as Relíquias da Morte" Imagem: Divulgação

Por Mike Collett-White

08/11/2010 16h05

LONDRES - O final está próximo para a franquia de filmes blockbuster "Harry Potter". A première mundial do sétimo e penúltimo longa se aproxima e seus jovens astros vislumbram a vida além do mundo fantasioso da bruxaria.

"Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1" é o primeiro de dois filmes com grande orçamento baseados no último best-seller de J.K.Rowling sobre o garoto bruxo e sua batalha contra o mal na escola Hogwarts.

A série de filmes tem dado muito lucro para o estúdio hollywoodiano Warner Bros e à empresa mãe Time Warner: os seis primeiros filmes arrecadaram 5,4 bilhões de dólares nas bilheterias ao redor do mundo.

Apesar do risco de o público estar "cansado" de Potter e do fato de a primeira parte de "Relíquias da Morte" não ser lançada em 3D como planejado anteriormente, os primeiros sinais são de que as partes 1 e 2 manterão as impressionantes cifras nas bilheterias. "Pairando sobre todos esses filmes (de novembro) está o começo do fim da série 'Harry Potter', que sem dúvida vai gerar grandes vendas", disse Ray Subers, do site sobre cinema www.boxofficemojo.com.

"Com mais de 57%  dos leitores do Box Office Mojo votando como sua principal escolha assistir em novembro, 'Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1' está no topo de uma onda de expectativa", acrescentou Subers numa apresentação dos lançamentos de novembro.

O Fandango, um serviço de ingressos dos EUA, afirmou no início do mês que 61% das vendas de ingressos foram para o filme do "Harry Potter", embora ele só chegue aos cinemas dos EUA e da Grã-Bretanha no dia 19 de novembro. A parte 2 deve ser lançada em julho de 2011, e a expectativa é de que seja lançada também em 3D.

Em "Relíquias da Morte: Parte 1", Harry, Ron e Hermione terão uma missão de procurar e destruir o segredo da imortalidade e da destruição do vilão Lord Voldemort -- os horcruxes.

O trailer do filme, que vem sendo exibido há várias semanas como parte de uma grande campanha de marketing, sugere que o filme apresentará uma familiar mescla de sequências de ação espetaculares e um roteiro cada vez mais sóbrio, com o acréscimo de um desentendimento entre os amigos Harry e Ron.