Topo

Filha do dono da Oracle concorre ao Oscar por "A Hora Mais Escura"

Ator Jason Clarke, diretora Kathryn Bigelow, produtora Megan Ellison e a atriz Jessica Chastain, de "A Hora Mais Escura" - AP
Ator Jason Clarke, diretora Kathryn Bigelow, produtora Megan Ellison e a atriz Jessica Chastain, de "A Hora Mais Escura" Imagem: AP

Ronald Grover

24/02/2013 15h56

Há sete anos, Megan Ellison tirou uma folga da Universidade do Sul da Califórnia para escalar as montanhas do Nepal. No domingo, aos 27 anos, a filha do bilionário Larry Ellison, presidente-executivo da Oracle espera subir ao palco do Dolby Theater em Hollywood para receber o Oscar de melhor filme por "A Hora Mais Escura".

Pode ser uma briga dura para Ellison, que gastou 43 milhões de dólares para produzir o filme, que está concorrendo a cinco prêmios da Academia de Cinema. O drama da diretora Kathryn Bigelow sobre a missão de matar Osama bin Laden foi preterido no Globo de Ouro, frequentemente considerado um termômetro para o Oscar, e também deixou de levar o prêmio principal do Screen Actors Guild. "Argo" levou os dois.

Mesmo assim, a jovem Ellison escalou os degraus de influência e poder de Hollywood com surpreendente rapidez, apesar de ter apenas uma dúzia de filmes no seu currículo.



Ela já tem experiência com o Oscar, tendo ajudado a financiar o filme de Jeff Bridges "Bravura Indômita", de 2010.

Este amo, ela produziu "O Mestre", do diretor Paul Thomas Anderson, sobre um carismático líder de uma seita, interpretado por Philip Seymour Hoffman. O ator e seus colegas, Joaquin Phoenix e Amy Adams, concorrem ao Oscar.

"Ela está trazendo projetos excelentes para as telas e está fazendo coisas boas para essa indústria", disse Bill Gerber, que produziu o filme de Clint Eastwood, "Gran Torino" e não conhece Elliot. "Ela é como o lendário produtor Hal Wallis ('Casablanca'), que apostava nos cineastas e deixava que eles realizassem seus sonhos."

Ter dinheiro ajuda. A filha de Larry Ellison tem um substancial fundo fiduciário e recorre a ele para suas produções, e é uma dentre um crescente número de descendentes de homens de negócios ricos que usam os cofres da família para financiar filmes.

Teddy Schwarzman, filho de 33 anos de Stephen Schwarzman, presidente-executivo da Blackstone , produziu o filme de Mark Walhberg, "Linha de Ação". John Powers Middleton, de 29 anos, filho do coproprietário do Philadelphia Phillies, John S. Middleton, está produzindo nove filmes e a série de TV "Bates Motel", de acordo com informações do IMDB.

O irmão de Megan Ellison, David, de 30 anos, levantou 350 milhões em 2010 e produz filmes de ação de grande orçamento com a Paramount Pictures, da Viacom, como por exemplo, "Além da Escuridão - Star Trek".

Sua irmã é bem-reservada, numa cidade onde festas elegantes e aparições extravagantes são habituais. Ela não dá entrevistas. Ela teve um almoço importante com o diretor Paul Thomas Anderson, de "The Master" em um restaurante simples chamado Jerry's Deli e já foi à reuniões numa moto Harley Davidson.

Ellison se recusou a se pronunciar para essa matéria e não retornou os telefonemas feitos para sua empresa, a Annapurna Pictures, ou as mensagens deixadas na sua página no Facebook.