Topo

Filha de Bruce Lee relembra energia do pai em dia de homenagens

Shannon Lee, filha do lutador e ator Bruce Lee, posa para os fotógrafos antes do início de uma exposição sobre seu pai no museu Heritage, em Hong Kong, na China. No próximo dia 20 de julho, o país celebrará o 40º aniversário da morte de Bruce Lee - Kin Cheung/AP
Shannon Lee, filha do lutador e ator Bruce Lee, posa para os fotógrafos antes do início de uma exposição sobre seu pai no museu Heritage, em Hong Kong, na China. No próximo dia 20 de julho, o país celebrará o 40º aniversário da morte de Bruce Lee Imagem: Kin Cheung/AP

Brian Yap

Em Hong Kong

19/07/2013 16h23

A filha da lenda do kung fu Bruce Lee falou com carinho nesta sexta-feira (19) sobre a presença e energia marcantes do pai, em uma prévia da exposição organizada para marcar o 40º aniversário de sua morte.

Os fãs estão se reunindo na ex-colônia britânica de Hong Kong para uma série de eventos comemorativos, incluindo festas em galerias de arte, exposições e até mesmo grafites de rua. Muitos dos fãs pedem ao governo de Hong Kong que façam mais para honrar a estrela de filmes como "Operação Dragão" e "Jogo da Morte".

Shannon Lee tinha apenas quatro anos de idade quando seu pai morreu em Hong Kong, vítima de um edema cerebral agudo aos 32 anos, no auge da carreira.

Ela é presidente da Fundação Bruce Lee, uma das organizadoras da exposição, que terá a duração de cinco anos.

"Lembro-me de sua energia, uma espécie de presença incrível quando você era apanhado por sua atenção, e eu realmente guardo essa impressão em meu coração", disse Shannon Lee em uma coletiva de imprensa antes da abertura da exposição no sábado, aniversário da morte de Lee.

Shannon disse que era a primeira vez que a fundação tinha emprestado tantas coisas para uma exposição, referindo-se aos mais de 600 itens em exposição no Hong Kong Heritage Museum.

"Estou muito emocionada", disse ela. "É a primeira vez que um grande museu, em qualquer lugar do mundo, monta uma exposição deste porte e por esse período de tempo."

A exposição inclui algumas das roupas usadas por Lee em seus filmes e na vida cotidiana, uma animação em 3D na qual ele realiza alguns de seus marcantes movimentos e fotografias e imagens de vídeo que contam a sua vida.