Topo

Com ex-Rebelde Chay Suede, road movie juvenil "Lascados" não engrena

Nayara Reynaud

Do Cineweb, em São Paulo*

17/09/2014 16h08

Não é por acaso que "Lascados", filme que estreia nesta quinta (18) com o ex-Rebelde Chay Suede no elenco, traz muitas referências musicais: o road movie é o primeiro longa assinado por Vitor Mafra, um dos diretores da primeira equipe de criação da MTV Brasil (1990-2013).

Produção independente, rodada em apenas 23 dias, a história traz três amigos paulistanos, Felipe (Chay Suede), Deco (Paulo Vilela) e Burunga (José Trassi), que querem viver uma última aventura juntos, antes de cada um seguir a sua vida, após o término do ensino médio. O trio decide curtir o Carnaval de Salvador em 1994 e, para isso, sai da Mooca --sim, prepare-se para os sotaques forçados e caricatos-- e pega a estrada com a Kombi de cachorro-quente da mãe de Felipe (Dafne Michellepis).

Como é de se esperar, várias surpresas aparecem no meio do caminho, desde uma dupla de policiais corruptos à icônica figura do chupa-cabra. Também cruzam a trajetória do trio o borracheiro, e provável assassino, Jeová (Guilherme Fontes), seu filho fanho e manco, Denis (João Côrtes), e a sedutora e misteriosa Cenilde (Paloma Bernardi).

Trailer de "Lascados"

A descrição revela o quanto se abusa de estereótipos no decorrer do longa, como a maneira mais fácil de se obter o efeito de humor desejado. No entanto, depois de um início um tanto desanimador, esse tom cômico é acertado e o filme parece engrenar.

Mesmo assim, o roteiro carece de elaboração e falta uma dinâmica maior à direção, especialmente por se tratar de um filme jovem. Por outro lado, o elenco não compromete: Paloma Bernardi e João Côrtes dão conta de seus papéis e José Trassi é o destaque do trio de protagonistas, fazendo o abilolado e carismático Burunga.

Se não chega a impressionar com sua atuação, o galã adolescente Chay Suede chama a atenção em sua estreia no cinema com as canções, entre o pop e o folk, que integram a trilha sonora.

* As opiniões expressas são responsabilidade do Cineweb*