Cinema

Espanha escolhe filme em basco para buscar indicação ao Oscar

Carlos Alvarez/Getty Images
A equipe de "Loreak" no Festival de Cinema de San Sebastian, em 2014 imagem: Carlos Alvarez/Getty Images

Ana Vicario De Madri

"Loreak", dirigido por Jon Garaño e Jose Mari Goenaga, será o primeiro filme em basco a buscar uma indicação ao Oscar, anunciou nesta terça (29) a Academia Espanhola de Cinema.

O filme basco se impôs a "Felices 140", de Gracia Querejeta, e "Magical Girl", de Carlos Vermut, na disputa pela indicação da Espanha na categoria de melhor filme em língua não inglesa.

"Loreak" já foi exibido no Brasil em junho durante o 25º Cine Ceará Festival Ibero-Americano de Cinema, em Fortaleza. Dirigido por Jon Garaño e José Mari Goenaga, o filme aborda uma história íntima e feminina que alinha a vida de três mulheres transformadas pela presença de um misterioso ramo de flores.

O drama espanhol, que concorreu ao Goya de melhor filme do ano, terá de esperar até 14 de janeiro, quando será divulgada a lista de candidatos finais ao Oscar, para saber se estará na cerimônia de 28 de fevereiro no Teatro Dolby, em Los Angeles (EUA).

A última vez que um filme espanhol ganhou a estatueta de melhor filme em língua estrangeira foi em 2004, quando Alejandro Amenábar levou o Oscar por "Mar Adentro".

 

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.title}}

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está encerrada

Não é possivel enviar novos comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 
Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Topo