UOL CinemaUOL Cinema
UOL BUSCA
65o. Festival de Veneza - 2008

20/09/2006 - 15h44
Brasil escolhe "Cinema, Aspirinas e Urubus" para tentar o Oscar

Divulgação

Peter Ketnath e João Miguel Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes

Peter Ketnath e João Miguel Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes

SÃO PAULO (Reuters) - "Cinema, Aspirinas e Urubus", do diretor e roteirista pernambucano Marcelo Gomes, foi escolhido pelo Ministério da Cultura nesta quarta-feira para ser o concorrente brasileiro a uma das cinco vagas do Oscar de melhor filme estrangeiro.

O longa conta a história de um alemão que percorria as estradas do sertão nordestino nos anos 1940, vendendo a última novidade no mercado de remédios, a aspirina.

"Cinema, Aspirinas e Urubus" fez sua primeira exibição pública dentro da famosa mostra "Um Certo Olhar", dedicada aos novos cineastas no Festival de Cinema de Cannes, em maio.

No Festival do Rio, há um ano, levou o Prêmio Especial do Júri. E na Mostra de São Paulo, venceu o prêmio de melhor longa de ficção e melhor ator (João Miguel) para o júri, além do de melhor filme brasileiro para a crítica.

O filme, que contou com a parceria de Karim Ainouz no roteiro, concorreu com outros 12 longas enviados à Secretaria do Audiovisual do Ministério até o dia 11.

Foram eles: "A Máquina", "Anjos do Sol", "Bens Confiscados", "Cafundó", "Depois Daquele Baile", "Doutores da Alegria", "Estamira", "Irma Vap -- O Retorno", "O Maior Amor do Mundo", "Tapete Vermelho", "Vida de Menina" e "Zuzu Angel".

As indicações ao Oscar serão feitas em 23 de janeiro, e a cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá em 25 de fevereiro. A comediante Ellen DeGeneres será a apresentadora da 79a edição do Oscar.

Em 2004 e 2005, o Minc escolheu respectivamente "Olga", de Jayme Monjardim, e "Dois Filhos de Francisco", de Breno Silveira. Nenhum dos dois foi selecionado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para a disputa do Oscar.

Apesar disso, o Brasil tem aparecido com frequência na festa do cinema de Hollywood, graças a Fernando Meirelles, cujo "Jardineiro Fiel", uma produção internacional, deu este ano um Oscar à atriz Rachel Weisz e concorreu nas categorias roteiro adaptado, edição e trilha sonora. Em 2004, seu "Cidade de Deus", produção brasileira, disputou quatro prêmios, incluindo melhor direção.

Em 2005, foi a vez de Walter Salles e "Diários de Motocicleta", indicado em duas categorias. Em 1999, Fernanda Montenegro foi uma das indicadas ao Oscar de melhor atriz por "Central do Brasil", longa também de Walter Salles, indicado ao prêmio de filme estrangeiro.

(Por Fernanda Ezabella)


06/02/2009
03/02/2009
02/02/2009
01/02/2009
31/01/2009