UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Guerra,Romance

Abandonada (1955)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 17/09/2010
Nota 1
Abandonada

O neorealismo italiano foi um movimento cinematográfico muito preocupado em promover críticas sociais na mensagem de seus filmes. Em 1955, o neorealismo já era coisa do passado, mas a Itália ainda tinha algumas cicatrizes da 2ª Guerra Mundial. Revivendo um pouco do estilo de Rossellini, Visconti e outros cineastas; Francesco Maselli dirige "Abandonada".

A história do filme se passa em 1943, no final da 2ª Guerra. Andrea é um jovem de 19 anos que vive à parte do conflito, isolado no casarão de sua mãe. Ele tem a companhia de amigos e não sofre as dificuldades que a maioria das pessoas sente por causa das privações impostas pelo cenário belicista.

Essa situação de conforto ilusório será abalada pala chegada da operária Lucia e sua família. Eles perderam tudo e são abrigados no casarão. Entre Andrea e Lucia surge um sentimento de amor.

Com essa nova motivação, o jovem antes fútil passa a se preocupar com a situação do povo italiano. Sua mudança de comportamento será testada quando confrontados com os interesses egoístas de sua mãe.

"Abandonada" mostra que nem todos os italianos eram fascistas. Atualmente outras produções se preocupam em vislumbrar a 2ª Guerra Mundial pelos olhos dos frequentes vilões, explorando mais personagens alemães.

Nesses filmes, vê-se que boa parte da população estava neutra na questão, apenas tentando viver suas vidas ("O Menino de Pijama Listrado" e "Um Homem Bom", por exemplo); enquanto outra parcela decide ir contra o próprio governo totalitário ("Operação Valquíria").

Com certeza a 2ª Guerra Mundial é um dos temas mais retratado pelo cinema mundial. Filmes como "Abandonada" provam a riqueza do assunto quando se tem uma proposta criativa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo