UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Cult

Cinemaníaco (1979)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 14/10/2009
Nota 4
Cinemaníaco

Em "Cinemaníaco", filme que ganha edição em DVD pela Videofilmes, o cineasta polonês Krzysztof Kieslowski nos propõe perceber o cinema como uma forma de observação da vida. É possível notar um questionamento do cineasta sobre a natureza do olhar documental. Não é um tema gratuito. Visto hoje, 30 anos após a sua produção, pode ser considerado um filme de transição na carreira do cineasta polonês. Ele é uma espécie de rito de passagem entre a fase documental e os trabalhos ficcionais do autor.

É observando uma nova vida, mais precisamente uma criança recém-nascida, que começa "Cinemaníaco" (1979). O protagonista Filip Mosz compra uma câmera cinematográfica para filmar a filha que acabara de nascer. O acaso faz com que Mosz se torne um cineasta amador que irá fazer um filme sobre a fábrica onde trabalha. O sucesso do trabalho cinematográfico faz Mosz se tornar obcecado pelo cinema. Á medida que Mosz mergulha em sua atividade cinematográfica, seu casamento irá se deteriorar.

Kieslowski constrói seu filme de modo que o olhar de Mosz passe do âmbito de sua vida privada para a esfera do mundo social. Ao produzir um documentário que irá interferir em sua vida, seja como funcionário da fábrica, seja como marido e pai, o personagem nos sugere a impossibilidade de um olhar objetivo, que não sofra influências e que também não interfira no mundo ao redor.

Dessa forma, não existiria uma percepção objetiva do real. Como conseqüência, nossos julgamentos também não seriam "neutros", ou seja, isentos de valores. Esse tema, ainda embrionário em "Cinemaníaco", voltará em "A Fraternidade é Vermelha", em que um juiz, figura da neutralidade por excelência, irá tomar posse da intimidade alheia ao espionar os vizinhos através de escutas telefônicas.

Visto hoje, é possível notar em "Cinemaníaco" elementos que Kieslowski voltaria a desenvolver em seus trabalhos consagrados como o poder do acaso em conduzir o destino dos personagens ou o questionamento dos valores que moldam o homem.

Situado em um momento de transição na carreira do cineasta, "Cinemaníaco", que recebeu o Grande Prêmio no Festival Internacional de Moscou em 1979, pode ser considerado um filme de formação de Kieslowski. Ele já dá pistas do que estava por vir. Não é pouca coisa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo